Saiba o que a Brastemp tem a ver com o FUSCA?

O primeiro VW Fusca brasileiro foi lançado em 1949. A partir disso, começou a ser vendido no Brasil. O carrro vinha desmontado da Alemanha e era montado pela Brasmotor (dono da Brastemp).

 
 

Somente em 1953 a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha.
Passados bons anos e após várias modificações.
Em 70 o Fusca 1300 recebeu duas versões, uma, a do ano anterior e outra que chegou no meio do ano, com algumas modificações  no pará-choque. Chegou também uma versão com o novo motor 1500 de 52cv.
Você já deve ter visto e se apaixonado por um desse nas ruas.
 


 
Em 1983, a Volkswagen rebatizou o modelo no Brasil, adotando finalmente o nome Fusca. Antes denominado “VW Sedan”.
Em 1986 o Fusca deixou de ser fabricado. A Volkswagen alegou que o modelo já estava muito obsoleto. Mesmo sendo um dos mais vendidos daquela época.
 

Em 1993, o então presidente Itamar Franco aprovou a Lei do carro popular, que previa isenções de impostos para os carros com motor 1.0 e também para os que tivessem com refrigeração a ar. Então o Fusca voltou a ser fabricar o modelo por sugestão de Itamar, onde afirmou que o Brasil precisava de um carro como o Fusca.
O carro não vendeu muito. Entre os pricipais motivos se deve ao fato que concorrentes como o Fiat Uno Mille e Chevrolet Corsa de primeira geração, que tinham preços muito próximos do velho Fuca, porém, com acabamento e espaço interno melhor distribuídos.
 

Em 1996, a empresa produziu o último lote, com uma série especial denominada Série Ouro.


Para os brasileiros, o Dia do Fusca ocorre todo dia 20 de janeiro, sendo, em vários centro urbanos, comemorado com eventos e festas por amantes e colecionadores deste modelo.
Este modelo realmente mora na memória e principalmente no coração dos brasileiros. Talvez você não, mas certamente, o seu pai já teve um desse e viveu grandes emoções e aventuras ao dirigi-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*