Como encontrar animais perdidos

A busca por informações em casos que animais de estimação fogem, são perdidos ou furtados é a principal preocupação dos donos que se sentem perdidos em relação ao que fazer.

Dada a carência de informações úteis sobre o assunto, iremos divulgar dicas importantes que irão ajudar na busca de seus bichanos e diminuir o sofrimento dos seus donos.

Dicas para quem perdeu um animal de estimação:

1 – Mantenha a calma, isso é imprescindível para organizar o raciocínio!

2 – Faça uma busca na região em volta da casa onde o animal se perdeu, e cheque todos os lugares possíveis. Quanto antes você aplicar as medidas, mais chances de encontrar. As primeiras 24hs são fundamentais.
3 – Percorra o perímetro todo a pé ou de carro, chamando o nome do animal.

4 – Informe as pessoas pelo caminho e, entregue folhetos com foto e os dados do animal. Procure avisar garis, seguranças da rua, porteiros de prédios, carteiros, motoristas de ônibus, pessoas que sempre andam pelo bairro. Inclusive peça ajuda ao carteiro para espalhar os panfletos (cartazes com foto) nas casas.

5 – Coloque cartaz/ folhetos em todas as caixas de correio da região.

Procura-se, perdeu-se, animais perdidos, resgata, cuida, encaminha, procuro animal, animal de estimação, cachorro perdido, gato perdido, gato, bichano

6 –  Busque os estabelecimentos do bairro com grande movimento e deixe cartazes, locais como padarias, mercadinho, igrejas, restaurantes, clínicas veterinárias, pet shops, todos os locais possíveis.
Atenção especial para divulgação em clínicas veterinárias e pet shop, possivelmente tem grandes chances do seu animal passar por esse lugar, se for encontrado por alguém.

7 – Espalhe cartazes pelo maior número de postes que você encontrar, por toda rua percorrida. Atenção, pois em alguns dias, alguns cartazes podem ter sido rasgados, vá aos principais locais novamente.
8 – Se possível coloque roupas com o seu cheiro e brinquedos do lado de fora da casa (se for possível), pois o odor pode percorrer grande distancia.

9 – Notifique a polícia se achar que seu animal foi raptado.
10 –  Visite canis e abrigos da sua cidade. Sim são muitos e você deve ir em todos, faça um levantamento dos abrigos, leve o cartaz e visite pessoalmente, periodicamente. Principalmente os Centros de Controle de Zoonoses (carrocinha) e Ligue sempre!

11 – Utilize carro de som pelo bairro, e publique o desaparecimento no rádio e jornal.

12 – Faça faixas e cartazes grandes, coloque uma faixa com foto na frente da casa, isso ajuda a mobilizar as pessoas.

13 – Saia à noite também, período mais silencioso e chame pelo nome do animal.

14 – Fale com o máximo de pessoas, espalhe que há recompensa e não desista nunca.

COMO FAZER O CARTAZ/ FOLHETO

Procura-se, perdeu-se, animais perdidos, resgata, cuida, encaminha, procuro animal, animal de estimação, cachorro perdido, gato perdido, gato, bichano

Informe no cartaz a palavra PERDIDO ou PROCURA-SE bem grande no topo, para chamar a atenção. Abaixo coloque uma foto boa do animal (dê preferência por foto colorida) e abaixo dela, coloque os dados por exemplo:
1 Espalhar o cartaz com a foto e os dados do animal é fundamental. Porque muitas pessoas não conhecem determinadas características pela raça, e nem consegue visualizar o animal.
2 Coloque apenas as informações necessárias, coloque em tópicos, nunca texto corrido. Coloque o mais simples e mais direto possível, para as pessoas que andam e passam olharem e assimilarem na hora, além de não perder muito tempo para ler toda informação.

O QUE VOCÊ PODE FAZER ATRAVÉS DA INTERNET
A Internet também é uma ferramenta ótima de busca.
Vá aos sites de busca (exemplo Google) e digite: perdido+nome do bairro.
Faça algumas buscas, que sempre aparece alguns anúncios de cães perdidos
Entre em todos os sites que tem animais achados e perdidos.
Faça um levantamento dos blogs de cães para adoção, sempre tem cães perdidos.
Inclusive há sites específicos de animais desaparecidos. Alguns exemplos:
http://www.cachorroperdido.com.br/
http://www.renad.com.br/page/mural.asp
http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp?menu=../servicos/achados_perdidos.htm
http://www.encontra-me.org/
http://www.ongdocao.org.br/category/animais-perdidos/
http://www.proanima.org.br/cade-rex/perdi

O que você deve fazer no Facebook e outras redes sociais é falar com o máximo de pessoas, entrar no máximo de comunidades e adicionar o máximo de pessoas possíveis.

O ideal é fazer um novo perfil para isso, um perfil para o animal desaparecido com fotos dele, e o cartaz no álbum.
Entre em todas as comunidades da raça do seu animal, entre em todas as comunidades de animais perdidos, comunidades do bairro e da região.
Visite comunidades de adoção e doação de cães, e sempre visite os tópicos dos cães da raça do seu animal, e o tópico de perdidos.
Entre nas comunidades, e faça tópicos iguais, e sempre entre pra visitar (mantenha no topo)
Deixe recados e fotos destrancadas, para permitir o máximo de ajuda e solicite aos seus amigos que compartilhem em seus perfis.
Peça para as pessoas repassarem o cartaz para os amigos dela.
O cartaz pode ser igual ao cartaz colado na rua, mas em um tamanho um pouco menor.

Haja o que houver não desista nunca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*