Problemas para dormir? Veja como dormir mais e mellhor

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Dormir bem é muito importante para o nosso cotidiano, pois além de nos proporcionar um bom descanso, melhora o rendimento no trabalho e nos estudos. O sono também pode influenciar no humor,  na saúde e até na queima de calorias.

Segundo especialistas no mínimo 30% da população possui algum tipo de dificuldade para dormir, e mesmo que em níveis diferentes, essas dificuldades acabam por atrapalhar nas demais atividades pessoais. Se você se enquadra nessa parcela da população e enfrenta problemas para pegar no sono, acompanhe as  dicas abaixo e veja que com algumas medidas simples você pode melhorar a qualidade do seu sono.

  • Obter um horário regular para dormir é um bom começo, assim o corpo irá se acostumar a descansar nesse horário específico e irá acordar com menos sono. Obviamente algumas vezes não conseguimos cumprir com o horário determinado e isso é natural, mas devemos fazer o possível para manter um padrão e evitar ficar até mais tarde assistindo TV ou usando o computador, pois quanto mais diversificarmos o período em que nos deitamos, mais difícil será para manter o costume e a satisfação ao acordar;
  • Não fazer refeições pesadas antes de dormir. O ideal seria jantar algumas horas antes e comer coisas leves como frutas, biscoitos e cereais próximo da hora de dormir. Exercícios físicos (obviamente longe do horário de sono) também contribuem para a qualidade do sono, pois liberam substâncias de prazer e relaxamento, além de gastar aquela energia que tende a nos deixar “acesos” na hora de dormir;
  • Manter uma alimentação saudável e livre de abusos também contribui para um melhor aproveitamento do sono. Devemos evitar a todo custo a ingestão de cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e refrigerantes antes de dormir. É válido ressaltar que após chegar em casa, devemos evitar atividades que exijam grande concentração como cálculos e assuntos referentes ao trabalho, assim podemos relaxar um pouco mais;

 

  • Ter um quarto confortável é um grande aliado para descansar melhor. Mantenha o ambiente organizado e limpo, certificando que seu colchão e cobertores ainda estão em bons estados de conservação. Devemos evitar também qualquer tipo de iluminação desnecessária e evitar dormir durante o dia para não comprometer o sono da noite;
  • Faça da sua cama um lugar exclusivo para dormir, evitando o uso de notebook, celular, televisão ou rádio, assim o cérebro associa a cama a um lugar específico para o sono. Se mesmo com tudo isso ainda ficar rolando na cama por muito tempo, procure algumas medidas especiais, tomar um banho bem quentinho ou ligar o ventilador para proporcionar um som baixo e constante, são táticas que costumam contribuir para o relaxamento. Existem também CD’s com alguns som ambientes (geralmente usados  para relaxamento e meditação) que podem ajudar na hora do sono.
  • Não use medicamentos como soníferos ou relaxantes por conta própria. Por mais que isso faça efeito nas primeiras noites, a longo prazo pode se tornar mais um problema para você.

Essas dicas te ajudarão bastante na hora de dormir, fazendo com que você não tenha apenas uma boa noite, mas também um bom dia.

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