Erros no novo emprego. Saiba como evitá-los

Os primeiros meses de trabalho e o período de experiência na nova empresa são os mais críticos e determinantes para a carreira do profissional.

As empresas utilizam o período de experiência para observar, avaliar e verificar se o trabalhador recém-contratado realmente atende às expectativas e possui condições de exercer a função para a qual foi admitido.

 

Saiba que é neste período que os holofotes estão apontados para o novo funcionário. Os gestores são os responsáveis pela avaliação, mas a equipe também participa mesmo que seja de maneira informal, uma vez que fornecem feedbacks para os gerentes.

Veja os cinco erros mais comuns cometidos pelos recém-contratados e as dicas para não fazer feio:

 

 Desinteresse

Um dos pecados mais cometidos pelos funcionários recém contratados é não demonstrar interesse na realização das tarefas. É crucial que o profissional assuma uma postura proativa e  busque informações sobre seu trabalho e normas da empresa. Pergunte, observe e eleja uma pessoa que possa ser seu mentor.

 

 Falta de Integração com a equipe

emprego, trabalho, novo emprego, vaga de emprego, entrevista, erro no trabalho, falta de atenção no trabalho, fofoca, dicas trabalho, trabalho em equipe, interação, participaçãoNinguém trabalha sozinho e você depende da equipe a qual pertence. Observe o comportamento do grupo e veja como as pessoas se relacionam e tratam umas as outras. Jamais tome ações que transgridam as regras de conduta da empresa ou da equipe.

 

 Atrasos e faltas

emprego, trabalho, novo emprego, vaga de emprego, entrevista, erro no trabalho, falta de atenção no trabalho, fofoca, dicas trabalho, trabalho em equipe, interação, participação, chegar atrasado, pontualidade, perder a hora, relogio, relogio na maoPontualidade e comprometimento às vezes andam juntos. Caso tenha questões pessoais a serem resolvidas, é mais saudável negociar a data de sua admissão.

Procure não faltar. Assuntos particulares devem ser resolvidos e tratados fora do horário de trabalho. O uso da internet para assuntos pessoais deve ser evitado.

 

 Individualismo e arrogância

Não haja como se tivesse um “rei na barriga”. Compartilhe seus conhecimentos e suas capacidades com todos, mas tome cuidado para que não seja interpretado como o “sabe tudo”. Também não se isole para que não seja tachado como arrogante.

Ouça a opinião de terceiros: Não desenvolva atividades levando em consideração apenas seu conhecimento ou ponto de vista.

 

  Críticas e fofocas

emprego, trabalho, novo emprego, vaga de emprego, entrevista, erro no trabalho, falta de atenção no trabalho, fofoca, dicas trabalho, trabalho em equipe, interação, participação, chegar atrasado, pontualidade, perder a hora, relogio, relogio na mao, fofoca, radio peao, radio carpeteSaiba como se comunicar com clareza e não critique métodos, processos ou qualquer outra coisa sem ter certeza e embasamento para seus argumentos.

Nunca fale mal da empresa ou dos colegas de trabalho, afinal de contas, você acabou de chegar e escolheu trabalhar naquela organização.

Seja cortês e educado com as pessoas. Evite se envolver em conflitos e/ou fofocas que rodeiam o ambiente de trabalho, isso pode se virar contra você.

 

Com essas dicas, a sua chegada à empresa tem tudo para correr bem e o seu sucesso profissional deslanchar de vez!

 

 

Recém-chegado/(a) em uma empresa? Conte-nos como está sendo a sua experiência!

Deixe suas dicas também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*