O trabalho dos Doutores da Alegria

doutores da alegria, palhaços, palhaços que cuidam de crianças, crianças com câncer, visita de palhaços a crianças com cancer, palhaços em rede, ONG doutores da alegria

Conheça o incrível trabalho realizado pelos Doutores da Alegria com visitas  às crianças hospitalizadas, que também envolvem pais e profissionais da saúde, em São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

“O palhaço entrou no hospital porque a porta estava aberta. Espelhou-se na figura que lhe pareceu de maior saber – o médico – para que não fosse barrado por algum segurança. Tratou de se formar em Besteirologia para aprender a lidar com chulés encravados, parafusos soltos e miolos moles. E claro, registrou-se no CRB – o Conselho Regional de Besteirologia!”

http://www.doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-os-doutores/

Idealizado em 1991, os Doutores da Alegria é uma organização pioneira com o objetivo que, ao mesmo tempo é simples e muito complexo, levar alegria a crianças hospitalizadas por meio da arte do palhaço, em caráter profissional e contínuo. Simples, pelo fato de tirar um sorriso do rosto de uma criança. Complexo, pela situação e ambiente em que os doutores da alegria propuseram-se a atuar. Como tirar um sorriso de uma criança que está sofrendo em um leito de hospital, enfrentando uma árdua batalha pela sua vida?

doutores da alegria, palhaços, palhaços que cuidam de crianças, crianças com câncer, visita de palhaços a crianças com cancer, palhaços em rede, ONG doutores da alegriaAdmirada e reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação, a ONG mantém, desde a sua fundação, sua atividade original: as visitas periódicas dos palhaços besteirologistas às crianças hospitalizadas, que também envolvem pais e profissionais da saúde, em São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

Nos últimos anos a ONG buscou em um trabalho intenso, a ampliação de sua missão institucional, contribuindo para a propagação da “cultura da alegria” a partir da aprendizagem decorrente do encontro do palhaço com as crianças nos hospitais.

Todo este conhecimento migrou para os teatros e centros culturais, para as escolas, empresas e meios de comunicação. Da Escola surgiram iniciativas que procuram semear a cultura da alegria. O programa Palhaços em Rede agrega grupos semelhantes e o Programa de Formação de Palhaço para Jovens propõe que adolescentes de comunidades populares possam ter acesso à arte por meio da linguagem do palhaço.

Falar em Doutores da Alegria também é falar de uma intensa produção artística, que compartilha com a sociedade o resultado dos encontros com as crianças, pais, médicos e funcionários dos hospitais. Uma produção que vai desde os Blocos Miolo e Miolinho Mole, que agitam as ruas do Recife no Carnaval, até espetáculos teatrais referendados pela crítica e que caíram nas graças do público, como “Senhor Dodói”, “Rodas Besteirológicas” e “Midnight Clowns”.

Veja abaixo vídeo com o trabalho desenvolvido além dos hospitais pelos Doutores da Alegria:

 

E se você pensou que era só uma organização de palhaços, você deve conhecer mais de perto o trabalho dessa ONG.

O que falar, por exemplo, de uma troca de olhares tão sincera como essa?

doutores da alegria, palhaços, palhaços que cuidam de crianças, crianças com câncer, visita de palhaços a crianças com cancer, palhaços em rede, ONG doutores da alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*