Hidratação durante os exercícios físicos

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Sentir sede enquanto você está se exercitando não é um bom sinal. Esteja atento e tome cuidado para hidratar-se corretamente para repor os nutrientes que seu corpo perde através da transpiração.

Uma boa estratégia de hidratação é a que acontece antes, durante e depois dos exercícios, garantindo bem-estar e um bom aproveitamento dos treinos e de seus benefícios. Cada pessoa deve ter um planejamento individual para a hidratação, de acordo com suas próprias características e necessidades.

O ideal é ter um plano de hidratação personalizado, sendo assim, aqui seguem alguns tópicos gerais muito simples. 

Pequenos goles

Orientando hábitos saudáveis, o Colégio Americano de Medicina do Esporte indica a quantidade e qualidade do líquido que um esportista deve consumir.

Se você se exercitar durante uma ou duas horas antes da atividade física, beba meio litro de água. Antes das competições, a recomendação também é beber meio litro de água na noite anterior e mais meio litro pela manhã.

Durante os exercícios, o indicado é consumir entre um e dois copos de água a cada quinze minutos. 

Veja quanto beber de acordo com o tempo: antes, durante e depois 

Em todos os casos, especialistas recomendam tomar meio litro de água fresca no prazo de tempo de uma ou duas horas antes da atividade física. 

 

Até 60 minutos:

Se a prática esportiva dura até sessenta minutos, você precisa hidratar-se com água fresca da seguinte forma:

  • entre 15 e 30 minutos antes do exercício: 1/2 litro;
  • durante os exercícios: 200 mL (um copo) a cada quinze minutos;
  • após as 12 horas posteriores: tomar água em quantidades generosas.

Exercícios que duram mais 60 minutos:

Se as atividades físicas duram uma hora ou mais, você precisa se hidratar com bebidas esportivas, de acordo com o mesmo esquema e os tempos descritos acima.

Além disso, depois da atividade, durante seis horas, é necessário consumir bebidas com adição de açúcares. O Colégio recomenda beber líquidos com adição de sódio e açúcares como isotônicos (gatorade, powerade, i9). 

Agora você já sabe como conduzir a hidratação durante as atividades físicas, coloque essas dicas em prática para conseguir um bom rendimento nos exercícios e você sentirá os benefícios dos bons hábitos de hidratação. Seu corpo agradece!

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