Ciclofaixa na Avenida Paulista

ciclofaixa, bicicleta, lazer, pedalar

A Avenida Paulista agora fará parte dos passeios das pessoas que gostam de andar de bicicleta nos fins de semana.

A quarta ciclofaixa da cidade de São Paulo estará disponível para as pessoas andarem de bicicleta e funcionará aos domingos e feriados.

A primeira ciclofaixa foi inaugurada em 2009 e liga os parques Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e do Povo.

Em março, foram inauguradas uma na zona norte e outra na zona leste. A CET diz que cerca de 100 mil pessoas usam as ciclofaixas a cada semana.

O projeto para a ciclofaixa da Avenida Paulista está pronto, mas a  prefeitura ainda não definiu o dia da estréia, provavelmente será em 26 de agosto ou 2 de setembro e o horário de funcionamento da ciclovia será sempre das 7h às 16h.

Daphne Savoy, gerente de planejamento viário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse: “A gente resolveu fazer a ciclofaixa porque não é uma avenida que a gente considera segura para bicicletas no dia a dia”.

Ciclovia, bicicleta, Avenida Paulista, lazer, pedalarLembrando que essa ciclofaixa funcionará apenas aos domingos e feriados, portanto Savoy recomenda que nos demais dias os ciclistas optem pelas vias paralelas à Paulista, para que não ocorra acidentes como o de março deste ano, quando uma bióloga morreu atropelada por um ônibus na Paulista e em 2009, uma cicloativista morreu da mesma forma.

Além da ciclofaixa, que ficará junto ao canteiro central, haverá duas mudanças importantes no trânsito. A primeira é a redução da velocidade máxima permitida na via que hoje é de até60 km/h. Nos períodos em que a ciclofaixa estiver funcionando, a velocidade máxima será reduzida para40 km/h.

A Paulista recebe aos domingos cerca de 3.000 veículos por hora no sentido Paraíso e 3.500 mil no sentido Consolação, isso nos horários de maior movimento, segundo a CET.

A segunda mudança é a interdição de um quarteirão da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho. Com isso, quem trafega por ali não poderá cruzar a Paulista.

Ciclovia, bicicleta, Avenida Paulista, lazer, pedalar

Savoy, da CET, disse que a interdição é necessária porque naquela esquina já haverá um cruzamento da ciclofaixa com a via normal para veículos. Serão instalados também semáforos especiais para que os carros cruzem a ciclofaixa para entrar ou sair do túnel que dá acesso às avenidas Doutor Arnaldo e Rebouças.

Para ir à Paulista, o ciclista pode optar pelo metrô, que aceita bicicletas aos domingos e feriados. Mas lembrando que a regra do Metrô permite apenas quatro bicicletas por viagem, no último vagão, e essa regra não será alterada.

 

Veja também moto super esportiva:

http://www.cliquetando.com.br/2012/08/ducati-streetfighter-s-1098.html

 

Fonte: UOL notícias.

 

Comentário para Ciclofaixa na Avenida Paulista

  1. Gabriela Carmen Bellido Coca disse:

    porque não manda desenhos da avenida paulista? hein por que não?

style='display:none;'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*