Gastrite sintomas, causas e tratamento

A gastrite é uma inflamação no estômago, geralmente causada pela ingestão exagerada de alimentos industrializados e gordurosos, pois o estômago libera uma grande quantidade de ácidos para digeri-los.

A inflamação pode também ser causada quando indivíduo passa muito tempo sem se alimentar, quando atinge altos índices de stress constantemente, e até pela helicobacter pylori, bactéria que vive no estômago.

Geralmente a gastrite é acompanhada de sintomas como a falta de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio, sede excessiva, gosto amargo na boca, vômitos, e a famosa “queimação” após as refeições. Se o problema não for tratado com os devidos cuidados, pode evoluir para níveis mais graves e até uma úlcera, com uma maior erosão e podendo resultar inclusive na perfuração dos tecidos do órgão.

medico, medicina, desenho de medico, tratamento da gastrite, úlcera, gastrite, estomago, causa da gastrite, sintomas, tratamentoPara obter um tratamento eficaz, é recomendado o acompanhamento de um especialista, que em geral receita medicamentos com a função de reduzir a produção do suco gástrico. Deve ser evitado de qualquer maneira o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e refrigerantes.

Também fica proibida a ingestão de laranja, limão, cebola, e vinagre, devido à grande quantidade de ácidos existentes nesses alimentos. Além disso, deve-se evitar ao máximo alimentos gordurosos, frituras e café.

São recomendados os seguintes alimentos:

  • Frutas:  Banana, pêra, e maçã. (além dos sucos de frutas)
  • Verduras cozidas: Abobrinha, cenoura, batata, aspargos, entre outros.
  • Carnes magras: Peixes em geral, vaca, frango, peru.
  • Lácteos: Leite desnatado, iogurtes, leites integrais, queijos desnatados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*