Vacina previnirá o vício em cigarro

parar de fumar, vacina contra cigarro, vacina contra fumo

A vacina possui uma substância que bloqueia a ação da nicotina no organismo, impedindo que o indivíduo sinta vontade ou prazer de fumar.

Cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, criaram uma vacina que bloqueia a nicotina (princípio ativo do cigarro). Quando a pessoa toma a vacina, o corpo recebe um novo gene que passa a produzir anticorpos que se ligam à nicotina, impedindo então, que ela chegue ao cérebro.

 

teste fumo tatos, ratos vacina fumo, ratos vacina cigarro

A invenção foi testada em ratos e foi um sucesso, pois com uma única dose os ratinhos se tornaram imunes à nicotina pelo resto da vida. Uma versão anterior dessa vacina, a NicVAX, acabou fracassando após 11 anos de desenvolvimento.

Esse medicamento poderá ajudar não apenas os que não fumam, mas também quem já possui o vício do cigarro.

A vacina passará por muitos testes antes de chegar ai mercado, pois o processo de introdução de um novo gene no organismo humano é muito delicado. Mas esse dia provavelmente chegará.

parar de fumar, vacina contra cigarro, vacina contra fumo
Ronald Crystal, médico líder do estudo, diz que, “Se o grau de eficácia que vimos for o mesmo para humanos, a vacina pode ser uma terapia preventiva efetiva para a dependência em nicotina”.

Imagine só milhões de vidas sendo salvas e a humanidade livre do tabaco. Que sonho! Esperamos que isso se torne realidade.

 

 

 

 

 

Fonte: Adaptado da revista Superinteressante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*