Iogurtes podem aumentar a confiança

Se você é uma daquelas pessoas que sofrem com a ansiedade ou fica nervoso facilmente, aparentemente já existe uma maneira para amenizar ou tornar esse problema um pouco menos incômodo.

Cientistas descobriram recentemente que alguns elementos presentes em iogurtes e bebidas lácteas podem deixar as pessoas menos ansiosas.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Cork, onde um grupo de camundongos foram alimentados com altas doses de Lactobacillus rhamnosus (micro-oganismos que estão presentes nos iogurtes e alimentos similares), e ao término do estudo, constatou-se que os ratinhos tinham menos medo e ansiedade, além de demonstrarem mais confiança.

Isso ocorre devido ao estímulo causado pelos lactobacilos no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor responsável por regular as atividades do sistema nervoso e possui um efeito tranquilizante. Os ratinhos apresentaram também, uma maior disposição para a realização de atividades rotineiras, o que se funcionasse com os seres humanos, seria de grande utilidade.

Apesar de o efeito dos lactobacilos ainda não ter sido testado em humanos, os cientistas acreditam que o resultado pode ser semelhante ao alcançado com os ratos, assim como em diversas outras pesquisas que apresentaram resultados parecidos em humanos e animais. Sem dúvida, seria interessante que um iogurte com maior quantidade desses micro-organismos fosse desenvolvido (obviamente se fosse possível e não apresentasse nenhum risco à saúde) para maior tranquilidade dos ansiosos.

 

 

 

Gostou? Curta nas redes sociais abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*