Luva que ajuda surdos a falar

Uma grande ferramenta tecnológica foi desenvolvida recentemente para ajudar as pessoas surdas a se comunicar com as demais.

Trata-se de uma luva especial que será de grande utilidade para uma possível conversa com indivíduos que possuem dificuldade ou não entendem a linguagem dos sinais.

A luva foi criada por estudantes da Ucrânia, e transforma os movimentos das mãos em fala por meio de 15 detectores de flexão que podem “decifrar” os gestos feitos com os dedos e mãos. As informações captadas por essa invenção, são transmitidas via Bluetooth para um aparelho celular, que converte o conteúdo em sons.

Chamada Enable Talk, a invenção possui ainda um giroscópio e um acelerômetro, capazes de registrar a localização da mão no espaço. Além de tudo isso, os estudantes conseguiram realizar algo que há alguns anos parecia impossível (ou sempre pareceu), e mesmo com a atual tecnologia pode surpreender muita gente pela grandiosidade do feito.

A luva ganhou ainda um prêmio na Imagine Cup, competição anual patrocinada e desenvolvida pela Microsoft e reúne jovens estudantes para ajudar a resolver os mais difíceis “problemas” do mundo. O aparelho usa o Windows phone 7 e Windows 8, e estima-se que ele custe apenas US$20, se produzido comercialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*