Alistamento militar como fazer: documentos e procedimentos para se alistar

O alistamento militar é uma grande responsabilidade para os homens que completam 18 anos, mas esse importante passo geralmente está acompanhado de algumas dúvidas, veja abaixo tudo o que é necessário fazer para se alistar nas forças armadas.

Prazo e Documentos Necessários

O prazo para se alistar vai do dia 01 de janeiro a 30 de abril, o alistamento deve ser realizado na junta militar mais próxima à sua residência. No ato da inscrição o jovem deve estar munido de RG original e xerox, CPF original e xerox, comprovante de residência original e xerox, e uma foto 3×4.

Ao se inscrever o indivíduo deve informar se deseja ou não ingressar no serviço militar, e regressar à junta militar mais algumas vezes de acordo com a data que será informado no CAM (certificado de alistamento militar). Após comparecer algumas vezes, será informado se irá ou não prestar o serviço militar, e caso seja dispensado receberá o certificado de reservista.

Durante o Serviço Militar Inicial obrigatório o jovem não pode assumir nenhum cargo público ou trabalho com carteira assinada. Aqueles que tenham sido forçados a abandonarem o emprego, terão assegurado o retorno ao emprego após 30 do término dos 11 meses.

 

Você vai se alistar? Gostaria de servir às forças armadas ou deseja se dispensado? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*