11 dicas para um bom piquenique de férias com as crianças

piquenique, férias, crianças, família, dicas, ideias, sugestões, programa, parque, ana maria braga

Um bom piquenique é uma atividade gostosa para se distrair com as crianças e amigos, ótima para se divertir e aproveitar bons momentos comendo coisas gostosas, batendo um papo super agradável e também curtindo a natureza.

O planejamento do piquenique começa um dia antes, na feira ou supermercado. As crianças devem ajudar a escolher os comes e bebes, mas não compre produtos que podem estragar durante a viagem.

É um programa ideal para as férias das crianças. A diversão começa com a escolha do que levar num piquenique e também do local para esse programa. Há várias opções de lugares para fazer piquenique, podem ser praças, parques, lagos ou até mesmo o quintal de casa.

Para facilitar o preparo da “cesta de comidinhas”, escolha alimentos práticos e saudáveis, como sucos de caixinha, biscoitos, lanches e bolos caseiros já cortados em porções individuais. As crianças devem vestir roupas confortáveis para poder correr e brincar a vontade pela grama.

A depender do local escolhido, dá para levar alguns brinquedos de casa, por exemplo, bicicleta, boneca e bola. Veja o que for melhor para você transportar.

DICA: Proteger as crianças e a natureza

Recomendações importantíssimas: passe filtro solar e repelente para proteger a pele nas atividades ao ar livre. Já a segunda é levar sacos plásticos para recolher o lixo, dessa forma é possível lembrá-las de responsabilidade e educação ambiental.

A seguir, veja outras dicas de como preparar um delicioso piquenique para reunir a família e os amigos.

 

1.  Conferir a previsão do tempo para que a chuva não atrapalhe os planos.

2.  Use esteira, canga ou toalha como forro para sentar e servir os petiscos;

3.  Tudo fica mais prático se você levar o lanche já preparado. Leve também frutas maduras da estação. Ex: banana, maça e pêra. A dica é descascar as frutas e cortá-las em cubos, armazene em recipientes com tampa;

4. Prepare sanduíches com recheios saudáveis e que não estraguem com facilidade, como queijo branco, tomate, peito de peru, ricota, atum, cenoura e beterrabas raladas. Esqueça a maionese, ela pode estragar rapidamente;

5. Levar guardanapo, lenços umedecidos para limpar as mãos ou garrafinha com água mesmo;

6. Se for preparar suco natural faça pouco tempo antes de sair de casa e conserve em garrafas térmicas. Sucos cítricos podem amargar. Os sucos de caixinha são práticos e saborosos;

7. Bolos fatiados de banana, chocolate ou cenoura são uma boa pedida para servir de sobremesa, chocolates podem derreter;

8. Pãozinho de queijo é uma boa pedida. Amendoim, castanhas e outras porções são excelentes e práticos;

9. Malinha ou sacola térmica é um item bastante conveniente para manter a temperatura das bebidas e das frutas;

10. Água não pode faltar. O ideal é levá-la congelada em uma garrafa plástica, acomodada perto dos alimentos frios. Além de conservá-los, o seu conteúdo pode ser consumido depois.

11. Tenha por perto um kit básico de primeiros socorros para eventuais emergências (band-aid, mertiolate).

 

Agora que você já sabe como fazer um bom piquenique, é só aproveitar momentos divertidos e agradáveis. Boa sorte!