Como fazer uma fogueira de São João e Festa Junina

Passo a passo, domo fazer fogueira, São João, Festa Junina, fogo, caipira, arraial

A fogueira de Festa Junina ou Julina é um dos principais atrativos das comemorações de São João, veja aqui como fazer a sua festa e a sua fogueira ser um sucesso.

Preparar uma boa fogueira para Festa Junina é uma tarefa relativamente fácil, mas você precisa lembrar de algumas etapas tomar alguns cuidados para tudo correr bem.

O mais legal é que muitas pessoas aguardam ansiosamente essa época do ano que é mais friazinha para fazer a fogueira e se reunir com os amigos servindo bolinhos, vinho quente e quentão.

Depois de toda animação da festa junina você pode reunir todo mundo em volta da fogueira para contar histórias, cantar e dar risadas com os amigos ou família em volta do fogo.

Lembra dos cuidados? Então, para que tudo corra conforme o previsto e sem incidentes. Abaixo está um passo a passo de como fazer fogueira de forma simples e segura, também como apagá-la antes de ir embora.


 

Como fazer a fogueira de festa junina

  1. Você deve se certificar de que há um local próprio onde possa fazer a fogueira. Encontre um espaço aberto, com solo plano e retire todas as plantas e objetos até ficar apenas terra.
  2. Faça um cercadinho com pedras para evitar que as chamas se propaguem e saia do controle.
  3. Procure reunir o material inflamável: troncos, lenha, pequenos ramos, madeira seca (galhos grandes e pequenos) são os mais indicados. Junte o quanto conseguir. Com as madeiras maiores faça a base da fogueira e monte em forma de pirâmide. Reserve alguns ramos e galhos para ir “alimentando” as chamas.
  4. Para acender a fogueira tenha bastante cuidado, pegue um galho de tamanho médio, coloque um pedaço de pano com uma mistura de álcool e óleo e ascenda. Você pode fazer o mesmo procedimento com um pedaço de pão como em um churrasco e colocar junto aos galhos pequenos.
  5. Pronto, sua fogueira em poucos minutos estará a todo vapor!

 

Importante

Não esqueça de apagar a fogueira para evitar incêndios e outros imprevisto:

  • Não use água na hora de apagar;
  • Afaste com segurança os gravetos e madeiras que estão em chamas, isso evitará que o fogo continue.
  • Jogue terra ou areia para abafar o fogo;
  • Não esqueça de recolher os resíduos e colocar no lixo, mas espere até o dia seguinte quando as cinzas estiverem frias, e jogue nas plantas: cinza é um ótimo adubo.

 

Boas Festas!