Cozinha Popular receita de Massa para Pãozinho Choux

Pãozinho Choux, receita, Cozinha Popular, 13/11/2013, massa, sptv, 1ª edição

Confira a receita para massa do Pãozinho Choux, um tradicional de deliciosa receita.

No Cozinha Popular desta quarta-feira dia 13/11/2013, a chef paulistana Daniela Gorski ensinou a receita do pãozinha Choux.

A receita rende de 20 a 50 unidades, dependendo do tamanho de cada pãozinho. É uma massa versátil e pode levar recheio doce ou salgado.

Confira a receita!

Ingredientes

  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 xícara e 3 colheres (sopa) de leite
  • 170 ml de água
  • 12 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar
  • 5 ovos

Modo de fazer

1º Numa panela, a chef coloca á água, o leite e a manteiga. E as pitadas de sal e açúcar. “Para neutralizar a massa, não pode ser nem salgada nem doce”, diz Daniela.

2º Assim que ferver, é hora de acrescentar a farinha, sempre mexendo para não empelotar.

3º “O ponto é quando a massa desprende da panela e forma uma crostinha embaixo”, orienta a chef. Em seguida, a mistura vai para a batedeira e os ovos são adicionados. Assim, ela fica homogênea, vai para a geladeira por duas horas para esfriar e firmar.

4º Para dar forma aos pães, pode ser usado um saco de confeiteiro ou um saco bem grosso com a ponta cortada. A chef faz o formato comprido para a versão doce, e o redondo, como um pãozinho de hambúrguer. A massa vai para o forno a 150 graus por uma hora e meia, até ficar dourada.

5º O pãozinho choux pode incluir vários recheios. A versão doce feita pela chef é recheada com doce de leite e coco ralado por cima. A salgada pode ser com salada e frios.

Receita do dia: 13/11/2013

Fonte: Cozinha Popular SPTV 1ª edição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*