Organelas Citoplasmáticas – Resumo fácil e simples

Organelas Citoplasmáticas, célula animal, funções, resumo, tabela, vestibular, prova, fácil e simples

Confira um resumo fácil e simples sobre Organelas citoplasmáticas.

Organelas Citoplasmáticas é um assunto muito importante para a Biologia e fundamental para a Citologia (Estudo das Células).

Como é um assunto bastante cobrado em provas e vestibulares, fizemos um resumo bem simples para te ajudar a entender melhor e memorizar todos os nomes e funções das células.

Confira a explicação e veja as imagens!

Partes de uma célula animal

Organelas Citoplasmáticas, célula animal, funções, resumo, tabela, vestibular, prova, fácil e simples

Ribossomos: são estruturas não-membranosas formadas basicamente por proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Trabalha nas sínteses proteicas que ocorrem no interior das células.

Centríolos: são estruturas cilíndricas formadas a por fibras proteicas especiais do citoesqueleto. Estão relacionados a produção de cílios, flagelos e em alguns casos a divisão e ao esqueleto celular.

Organelas Citoplasmáticas, centríolos, funções, resumo, tabela, vestibular, prova, fácil e simples

Retículo endoplasmático: são canais delimitados por membranas lipoproteicas eles podem ser rugosos (granulosos) ou lisos (não-granuloso).

  • Rugoso: possui ribossomos em sua membrana que permitem que o retículo faça a síntese das proteínas.
  • Liso: não possui ribossomos em sua membrana e participa da síntese de lipídios.

Complexo de Golgi ou Golgiense: são sáculos interligados que se localizam próximos ao núcleo celular. Modifica e elimina as secreções proteicas do retículo endoplasmático rugoso. O Complexo de Golgi é encontrado tanto na célula animal como na vegetal.

Organelas Citoplasmáticas, complexo de golgi, funções, resumo, tabela, vestibular, prova, fácil e simples

 

Vacúolos: são estruturas que têm a função de controlar a entrada e a saída de líquidos da célula por osmose. Pode ser Pulsátil (contrátil) ou de Suco Celular.

  • Vacúolos Contráteis: muito comum em protozoários de água doce ele tem a função de controlar a quantidade de água que entra na célula por osmose para que esta não seja excessiva.
  • Vacúolos de Suco Celular: exclusivo das plantas, contém uma solução de substâncias que define o poder osmótico da célula vegetal.
Lisossomos: são estruturas que parecem pequenas vesículas e são ricas em enzimas produzidas pelo retículo rugoso e que permitem a digestão intracelular.
.
Mitocôndria: são organela presente em praticamente todas as células eucariontes. Participa da respiração celular e possui DNA, RNA e ribossomos próprios.
.
Para facilitar ainda mais seu estudo e memorização, confira a tabela abaixo onde você encontrará o nome e a função de cada organela.
.
Organelas Citoplasmáticas, funções, resumo, tabela, vestibular, prova, fácil e simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*