Ajuda para Dependência Química: Álcool, Drogas e Cigarro

Onde, Buscar Ajuda, Dependência, Drogas, química, vício, Álcool, Drogas, Cigarro

Consequências do uso de drogas. De forma rápida e objetiva veja mais detalhes sobre a dependência química, os desafio e políticas sobre o uso de drogas no Brasil e a luta do dependente químico e sua família.

O que é Droga? Qual seu impacto no corpo humano?

Droga é toda substância química, natural ou sintética que, introduzida no organismo , causa alterações físicas ou psíquicas.

Entre os tipos mais conhecidos de drogas no Brasil estão o álcool, cigarro, antidepressivos, maconha, crack, LSD, docinho, balinha, cocaína, entre outros.

 

Tipos de Dependência

Dependência Física: Uso compulsivo, quando a pessoa não consegue parar de usar a droga.

Dependência Mental: Uma obsessão, um desejo incontrolável que leva a pessoa a consumir a droga. O dependente já perdeu o controle sobre o vício e passa a consumir maiores volumes de drogas para não sofrer com a crise de abstinência.

Dependência Espiritual: Total egocentrismo, quando a pessoa pensa que pode parar, apesar de todas as evidências mostrarem que o indivíduo já não consegue mais deixar de usar a droga.

 

Resultados da Dependência

Negação: negar que tem problema com drogas;

Substituição: troca frequente do tipo de droga, ou seja, troca uma droga por outra, achando que problema é com aquela droga específica;

Justificativas: alegação que não larga a droga por falta de condições, perspectivas ou vontade;

Isolamento: indivíduo passa isolar-se das pessoas e lugares por medo que descubram o uso da droga ou questionem sua dependência de drogas.

 

Como buscar ajuda:

NA – Narcóticos anônimos

NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. O objetivo deste grupo é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são gratuitas.

Site: www.na.org.br
Encontre o NA mais próximo de você
Telefones

 

REVIVA – Grupo de Apoio

O Reviva é um grupo de apoio que ajuda os dependentes e seus familiares rumo à recuperação. Trata-se de membros da Igreja Batista engajados na causa de livrar as pessoas com dependência química. Seu lema é “Juntos fica mais fácil!”. Reuniões às quintas-feiras às 20h. Telefone em São Paulo: (11) 3641-3322.

 

Vivavoz

O VIVAVOZ é um serviço de call center totalmente gratuito e aberto à comunidade, especializado em oferecer orientações e informações científicas sobre a prevenção do uso indevido de drogas. Uma boa conversa pode ser um bom começo!

Telefone:  0800-510-0015

 

Amor Exigente

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Site: www.amorexigente.org.br
Encontre o grupo mais próximo de você
Telefones:  (19) 3252-2630, 3252-3968, 3305-5538, 3305-5539 e 3305-5543. Fax: (19) 3252-2630
Endereço: Travessa Álvares de Azevedo, 52 – Cambuí – Campinas/SP

 

AA – Alcoólicos anônimos

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

Site: www.alcoolicosanonimos.org.br
Localize a reunião mais próxima de você
Plantão 24 horas:  (11) 3315-9333
Av. Senador Queiroz, 101, 2º Andar – Cj 205 – São Paulo – Tel.:  11 3229 3611

Nar-Non

Este serviço é voltado para as famílias dos dependentes de drogas. Só quem tem um familiar adicto sabe a dificuldade que é lidar com este problema. E a falta de informações às vezes faz com que a família atrapalhe ainda mais a situação. O Nar-Non atua como suporte ajudando na compreensão do problema da droga e propondo soluções, através dos seguintes passos:

  • Aprender que a dependência química (adicção) é uma doença
  • Compartilhar as dificuldades
  • Substituir o desespero pela esperança
  • Melhorar o relacionamento familiar
  • Readquirir auto-confiança

As reuniões acontecem entre pessoas que passam por problemas similares, sempre no anonimato.

Site: www.naranon.org.br
Conheça o grupo Nar-Non mais próximo de você
Rua 1º de março, 125/801, Centro – Rio de Janeiro
Telefone:  (21) 2283-0896

Serviços públicos

As prefeituras de alguns municípios realizam trabalhos anti-drogas, portanto consulte na sua cidade a Secretaria de Saúde para obter mais informações e ver se é possível conseguir tratamentos gratuitos incluindo internação.

 

Se você conhece alguém que precisa, ajude divulgando informações à elas e também compartilhe este post para alcançar o máximo de pessoas!

 

Fontes: Grupo Reviva e http://www.quedroga.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*