Curso de Cozinheiro – Curso Profissionalizante

Curso, Cozinheiro, Curso Profissionalizante, globo reporter, trabalho, profissão, chefe de cozinha, cozinheiro

Saber cozinhar é quase um dom ou presente divino. Mas saiba que é possível aprender esse dom e se você se dedicar pode aprender a cozinhar pratos diferentes do nosso cotidiano que faz a cabeça do mundo inteiro, quem por exemplo nunca ouviu um gringo falar que deseja provar uma boa feijoada?

Pensando nisso escrevemos esse post a você que tem interesse em seguir a profissão e e deseja aprender a cozinhar os mais variados e deliciosos tipos de pratos da culinária brasileira da atualidade

 

Vamos à definição de Chefe de Cozinha e Cozinheiro

chefe de cozinha  é o profissional responsável por conduzir e organizar a cozinha de hotéis e restaurantes, elaborar cardápios e supervisionar o trabalho dos cozinheiros em restaurantes, hotéis, hospitais, residências, pousadas, entre outros.

Os chefes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento.

Quem prepara os pratos são os cozinheiros, Os cozinheiros são geralmente comandados por um chefe.

 

Mercado de trabalho para chefes e cozinheiros

O mercado de trabalho para os chefes de cozinha é bastante amplo e desafiador, podendo atuar em restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, lancherias, redes de lanchonete tipo fast food, instituições públicas e privadas: trabalhando com a confecção das refeições em grande escala em refeitórios de empresas, instituições, hospitais, penitenciárias, escolas, faculdades, ONGs; hotéis, spas, pousadas, cruzeiros e casas.

 

Formação de um Chefe de Cozinha e Cozinheiro

Não é necessário ser graduado em curso superior para se tornar um chefe de cozinha. Apenas os gastrônomos, necessitam cursar Gastronomia.

O chefe de cozinha precisa dominar as práticas culinárias, o que se adquire com a prática. Existem no mercado cursos livres de capacitação voltados para a área culinária, que permitem que você se especialize e se renove, se tornando um verdadeiro profissional. Atualizando seus conhecimentos e adquirindo novos.

Para exercer a profissão, além de o profissional ter interesse pela área de alimentos e preparação dos mesmos, outras características indispensáveis são higiene, metodologia, bom senso, criatividade, responsabilidade, capacidade de liderança e feeling para novas experiências. Além disso, é importante que um chefe de cozinha tenha habilidades com administração, pois na ausência de um profissional da Gastronomia, fica sob a responsabilidade dele a função de administrar a cozinha do estabelecimento.

Gostou? Deixe seu comentário!

Fonte: http://www.infoescola.com/profissoes/chefe-de-cozinha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*