Guia Prático de como usar Salto Alto

Dicas, como usar, salto alto, Ana Maria Braga, 02/12/2013, salto, alto, guia

Andar de salto alto pode ser algo natural para algumas mulheres. Mas para outras pode ser uma verdadeira tortura e é preciso um processo de aprendizagem.

Vamos às dicas:

  • Inicie usando saltos baixos (entre 5 a 7 cm). Com tempo, pratique em casa e testando saltos maiores (entre 7 e 10 cm). Se você for andar por longas distâncias, evite saltos superiores a 12 cm. Você pode perceber que cada 5 cm acrescentados à altura dos saltos, mais difícil vai ficar o seu caminhar.
  • Não é uma regra, mas normalmente um salto de 10 cm é o máximo para muitas mulheres. Quanto maior for o tamanho dos seus pés, provavelmente maior será a altura do salto alto que você poderá ser capaz de usar.
  • Imaginar que você está andando nas pontas dos pés pode ajudar a ter mais segurança caso ainda não tenha costume de usar saltos altos.
  • É mais fácil andar com saltos de base mais larga. Saltos tipo Anabela são mais fáceis para caminhar, pois têm uma base mais larga e os saltos não ficam presos em fendas ou outros obstáculos. Sandálias de salto alto com tiras em volta do tornozelo evitam que seus pés deslizem.
  • Para andar de salto alto é imprescindível que a sandália ajuste-se aos seus pés. Se forem muito folgados você terá problemas em mantê-los em seus pés. E se forem muito apertados pode se sentir incomodada.
  • Calçados de couro legítimo são os mais confortáveis, são mais duráveis e gradualmente se moldarão às formas dos seus pés.
  • Olhe por onde você anda. Ao andar com sapatos de salto alto você deve ter conhecimento do tipo de superfície sobre a qual pisa. Saltos agulha muito altos são os mais difíceis para andar e provavelmente os mais arriscados: você pode torcer os tornozelos se prender o pé em alguma fenda.
  • Falando nisso, você deve tomar cuidado com grelhas, pisos de grades, brita fina, terrenos acidentados, tapetes, gramados, pisos escorregadios ou molhados. Ao andar sobre terrenos gramados ou arenosos você deverá andar nas pontas dos pés evitando que os saltos afundem.
  • Ao subir ou descer escadas sempre utilize o corrimão como apoio e tenha certeza de colocar toda a sola da sandália ou sapato no degrau, mesmo que para isto você tenha que virar ligeiramente os pés para um dos lados.
  • Nunca coloque o peso do seu corpo sobre saltos inclinados para trás ou você poderá quebrá-los.
  • Não use sapatos ou sandálias de salto alto todos os dias. Dê aos seus pés um período de descanso e recuperação. Se você insistir em usá-los diariamente, ao menos tenha a certeza de variar as alturas dos saltos.
  • Dirigir usando sapatos ou sandálias de salto não é uma boa idéia, especialmente saltos muito altos ou plataformas. Para evitar acidentes, você pode dirigir usando um calçado baixo e fazer a troca pelos seus saltos quando chegar ao destino.
  • Dançar usando sandálias ou sapatos de salto alto requer prática. Por isso, pratique primeiramente em casa. Você poderá tornar as coisas mais fáceis se o calçado tiver algum tipo de tira que venha a fixá-lo melhor aos seus pés ou tornozelos.
  • Use seus sapatos novos em casa por algum tempo antes de usá-los nas ruas. Isto irá desgastar ou raspar as solas dos sapatos ou sandálias tornando-as menos deslizantes em pisos muito escorregadios.

 

Assista a um vídeo que irá fazer uma demonstração de como andar de salto alto:

 

Esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*