Candidíase – Sintomas, tratamentos e prevenções

candidíase, sintomas, tratamento, prevenções, coceira, genitais, órgão, região, incomodo, vagina, pênis, pontos vermelhos, manchas vermelhas

Veja o que é a candidíase quais os sintomas, tratamentos e como preveni-la.

A Candidíase ou monolíase é uma infecção causada por fungos. O fungo mais frequente é a Cândida albicans que ataca as regiões: dos órgão genitais; inguinal – da virilha, perianal – do ânus e o períneo – região entre os órgãos genitais e o ânus.

Essa infecção não é considerada uma doença sexualmente transmissível, mas se uma pessoa que estiver infectada com o fungo tiver relações sexuais com outra pessoa, ela pode sim passar a infecção.

Essa infecção pode acometer tanto mulheres como homens e normalmente está relacionada à baixa imunidade, uso de anticoncepcionais, imunossupressores, corticoides e antibióticos, a diabetes, alergias, à gravidez e ao HPV (papiloma vírus).

Os sintomas nas mulheres são: coceira na vagina e no canal vaginal; ardor local e para urinar; corrimento branco, com grumos (parecido com a nata do leite) e dor durante as relações sexuais.

Os sintomas nos homens são: pequenas manchas vermelhas no pênis; edemas leves; lesões em forma de pontos e coceira. Nos casos mais graves e avançados, o homem pode ter distúrbios gastrointestinais e respiratórios e também problemas dermatológicos.

Em caso de coceira e incomodo na região genital, as mulheres devem imediatamente procurar um ginecologista e os homens um urologista. O médico irá analisar o caso e se necessário solicitará exames para detectar a causa do problema e iniciar o tratamento que normalmente é com pomadas antifúngicas de uso local e medicamentos por via oral.

É muito importante que a pessoa procure um médico para fazer o tratamento adequado para a cura da Candidíase, pois se a pessoa se automedicar ela poderá acobertar a infecção que voltará logo depois. O médico fará a avalição correta e passará um tratamento adequado para cura da infecção.

Para evitar o surgimento da infecção procure se alimentar bem; evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro; tenha uma higiene íntima adequada; use sempre a caminha nas relações sexuais; evite calças justas e de material sintético; procure usar papel higiênico branco e sem perfume; não use absorventes internos e siga todas as recomendações de seu médico criteriosamente.

 

Informações técnicas: site Drauzio Varella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*