Loja Virtual Woocommerce ou Magento – Comparando Prós e Contras

E-commerce, Woocommerce, Magento, qual melhor, loja virtual, on-line, plataforma, escolher

Loja Virtual Woocommerce vs Magento – Comparando Vantagens e Desvantagens post que tem por objetivo ajudar as pessoas que estão pensando em montar uma loja virtual e ainda não escolheram a plataforma a utilizar, se devem usar woocommerce ou magento para criar a sua loja de e -commerce.

Não lhe diremos qual plataforma escolher, mas até o final deste post , você terá uma ideia melhor de ambas as plataformas que lhe permitirá avaliar as características de cada sistema em relação aos requisitos de sua loja .

O Woocommerce é um plugin WordPress open source (altamente customizável), ou seja, você instala o WordPress no seu servidor e após esse procedimento, baixa e ativa o plugin “WooCommerce – excelling eCommerce”. Lançado apenas no final de 2011, woocommerce ganhou muita notoriedade e emergiu rapidamente como uma plataforma de escolha para um monte de pequenas empresas. Muitos usuários que já conhecem o WordPress (plataforma para blog) se sentem muito a vontade para trabalhar com o Woocommerce pela facilidade e plataforma intuitiva quando comparada com o Magento.

Loja, Virtual, Woocommerce, Magento, Vantagens, Desvantagens

Painel Administrativo Woocommerce
Foto: Reprodução

 

Magento é um e-commerce sistema de gestão de loja Open Source. Ele foi desenvolvido pela Varien (agora Magento Inc.) construído sobre Zend Framework. É a plataforma de e-commerce open-source (PHP e MYSQL) mais completa e robusta, capaz de oferecer um infinita gama de recursos para administração da loja, além disso, como no woocommerce, o código é livre, você pode personalizar conforme a necessidade da sua loja e há diversos módulos prontos para uso, esses módulos estão disponíveis no site do Magento Connect.

O Magento conta com as versões Community Edition (versão free), GO (versão paga), Enterprise (versão paga premium).

E-commerce, Woocommerce, Magento, qual melhor, loja virtual, on-line, plataforma, escolher

Painel Administrativo Magento
Foto: Reprodução

Principais semelhanças entre Magento e Woocommerce

1 . Ambos são Lojas Open Source: Livre para edição e customização;

2 . Ambos usam um modelo de negócios ” freemium “. O software é gratuito, mas se você deseja recursos específicos terá que instalar na plataforma (pode ser gratuito ou pago) para obter recursos adicionais como, por exemplo, integração das portas de pagamento com seu banco (gateways);

3 . Ambas as lojas permitem que você tenha um blog;

4 . Ambas as lojas permitem que você adicione facilmente produtos infinitos;

5 . Ambos usam temas para projetar e personalizar a aparência do seu site.

 

Vamos analisar os ambos sistemas no que diz respeito ao seguintes aspectos :

Hospedagem

Woocommerce pode rodar em qualquer hospedagem básica compartilhada e tem os mesmos requisitos de hospedagem como o do WordPress:

PHP 5.2.4 ou maior

MySQL 5.0 ou superior

O módulo do Apache mod_rewrite

Maiores informações em: [ http://wordpress.org/about/requirements/ ]

Como o Woocommerce roda em wordpress, as necessidades de hospedagem são bastante simples. Você não vai precisar de um servidor muito poderoso para executar sua loja mesmo quando há milhares de itens em sua loja e atividade de clientes.

O Magento , por outro lado, é um recurso do sistema relativamente pesado. Sua instalação também é bastante simples e pode ser executada em basicamente qualquer serviço de hospedagem compartilhada, porém, uma vez que você preencher com os itens e a chegada de visitantes, certamente você vai precisar usar bastante memória e recursos do servidor (espaço e disponibilidade). Antes de contratar qualquer servidor faça uma busca sobre a reputação deste na internet, fóruns e também no “Reclame AQUI”.

Você pode encontrar uma lista detalhada dos requisitos do sistema de magento em www.magentocommerce.com

Facilidade de Instalação

Se você possui conhecimentos básicos em programação de servidores, instalar Woocommerce (e wordpress) é muito fácil. O wordpress vem com um assistente de instalação, você não tem que alterar todos os arquivos . Configurar o Woocommerce também é um processo bastante simples.

O Magento também tem seu próprio programa de instalação que permite uma rápida integração e sem complicações na instalação. Caso as configurações do seu servidor não cumpra todos os critérios mínimos exigidos, você será avisado durante a instalação e precisará corrigir e instalar os programas básicos para continuar a instalação.

 

Fácil de Usar: Usabilidade Intuitiva

Uma das vantagens de utilizar Woocommerce é que é um sistema muito amigável . Já o Magento, inicialmente, pode ser uma verdadeira dor para os iniciantes  no Magento . Há quem diga que o Magento não é tão intuitivo, mas tudo depende do seu grau de conhecimento do sistema, ambos os sistemas são flexíveis o suficiente para permitir que você tome sua loja para qualquer nível de programação/customização.

 

Custos de Desenvolvimento

Se seus recursos financeiros são escassos, desenvolver e manter uma loja Woocommerce será muito tranquilo para seu bolso. Magento é de longe um sistema mais complexo e caro de dar manutenção e desenvolvimento . Vai custar-lhe muito menos para contratar um profissional Woocommerce (WordPress) do que um profissional Magento.

 

Woocommerce: Vantagens

Se você está começando com pouco dinheiro o Woocommerce é ideal para você e também indicado para pequenas empresas. É econômico e proporciona uma loja totalmente funcional e moderna;

É muito fácil de usar para clientes, fornecedores e também para desenvolvedores;

Recursos extras são também mais barato (muitas vezes gratuita) quando você compará-los com o seu homólogo Magento;

Se você é uma pequena empresa com um orçamento limitado, woocommerce é para você.

WordPress Plugins

Os plugins wordpress são uma verdadeira mão na roda como um benefício prático e rápido, existe um repositório (diretório) de plugins que vai permitir você adicionar qualquer funcionalidade wordpress em sua loja em poucos cliques. Isto inclui plugins impressionante como o WordPress SEO by Yoast , W3 Total Cache, Akismet (filtragem de spam), Google Analytics, Antivírus e muitos mais.

Rede de apoio enorme

WordPress tem uma grande comunidade e se você sabe um pouco de programação, você não vai precisar de um desenvolvedor para corrigir pequenos bugs.

 

Magento: Vantagens

Projetado para lidar com grandes lojas;

Maior vantagem do Magento é que ele foi desenvolvido especificamente para o comércio eletrônico;

Três tipos de lojas

Magento oferece três tipos de lojas para você escolher :

Pequeno, Médio e Grande. Você pode escolher uma dessas lojas dependendo de suas necessidades

Rede de apoio enorme

Magento tem uma grande comunidade e que pode lhe ajudar a desenvolver sua loja se você souber um pouco de programação, além de diversos tutoriais em blogs especializados e vídeos no youtube.

 

Conclusão

Magento é como uma carreta ou Big Truck, você vai precisar dedicar horas de estudo e ter experiência para conduzi-lo corretamente, ou seja, tirando o máximo de proveito da plataforma. Os custos de manutenção são mais elevados e faz sentido para ser usado somente por grandes empresas ou como uma loja de departamentos ou ainda por quem tem tempo para aprender sobre essa plataforma.

Por outro lado Woocommerce é como uma pequena van de entrega (Kombi). Fácil de dirigir , manter e adicionar recursos adicionais . É bem adequado para pequenas e médias empresas e você só tem que gastar uma fração do que você teria gasto em manutenção com Magento.

Nada impede de você começar com uma plataforma mais simples, porém, bastante completa e, posteriormente, migrar para uma plataforma mais robusta e complexa, assim como fizeram muitos empreendedores virtuais e também a NetShoes.

 

3 Comentários para Loja Virtual Woocommerce ou Magento – Comparando Prós e Contras

  1. Ednei disse:

    Boa tarde montei uma loja virtual com uma empresa a loja ficou legal mas a loja não tem velocidade parece que é pesada gostaria que me ajuda-se com esse problema para poder melhor atender meus clientes fico a disposição de uma solução. Obrigado

    • Jefferson James disse:

      Ednei, qual foi a plataforma que foi utilizada no seu projeto?

      No planejamento inicial, há dentre os diversos itens a serem analisados, os requisitos do sistema que será utilizado como base na sua loja virtual e os requisitos do servidor que será utilizado para hospedar a sua solução. Servidores compartilhados podem não ser indicados dependendo do projeto.

  2. Jefferson James disse:

    Boa noite,

    Apesar de conhecer muito mais o Magento e de ter experiência com seus requisitos de instalação, recentemente tive um atendimento que um parceiro ao fazer sua loja baseado baseado no WordPress, atualizou alguns plug-ins e derrubou.

    Isso porque o wordpress tem as suas atualizações e o plug-in woo-commerce também mas de forma separada, o que acaba causando prejuizos na manutenção. Coisa que o Magento não possui.

    Como não é uma plataforma própria, acaba impactando no ambiente que é instalado, no caso no wordpress.

    Concordo que a curva de aprendizado é maior mas nada excepcional para um usuário curioso.

    Abraços

style='display:none;'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*