ENEM: 5 Dicas infalíveis para tirar boa nota na Redação

redação, ENEM, peso, nota, dicas, infalíveis, ENEM 2014, boa nota, alta

O ENEM ganhou posição de destaque entre os vestibulandos, pois além de servir para avaliar a qualidade do ensino médio no país, a nota do ENEM  pode usada para concorrer a bolsas de estudo do ProUni, para ingressar em universidades públicas e privadas de todo o Brasil e, ainda,  para participar dos intercâmbios do Ciência sem Fronteiras.

Atualmente a redação do ENEM tem um grande peso na nota final do ENEM e costuma ser causar medo em candidatos. Se você vai prestar o Enem e deseja superar este medo, confira a seguir, 5 dicas infalíveis para se dar bem na redação do ENEM.

Lembre-se que não são dicas novas, porém, muitos candidatos costumam deixá-las de lado, logo, se você seguir a risca, deixará muitos candidatos para trás!

1 – FIQUE POR DENTRO DOS TEMAS MAIS ATUAIS

tema da redação do ENEM sempre está relacionado a algum assunto de sido destaque nos últimos meses. Por isso, fique sempre atento aos meios de notícias disponíveis, reserve um tempo do seu dia para se atualizar sobre os últimos acontecimentos do mundo

Fontes de informação: internet, jornais, revistas, TV e rádio.

Com essa prática, você não só estará se mantendo atualizado, mas também irá desenvolver a capacidade de leitura que é tão exigida nas provas.

 

2 – TREINE COM ANTECEDÊNCIA

Todo ser humano só aprende na prática! A melhor forma de fazer uma boa redação do ENEM é fazendo várias redações, nos meses que antecedem ao exame.

Dica: Escolha um tema de relevância por semana e faça uma redação que se enquadre nas competências exigidas pelo MEC, como domínio da gramática, boa argumentação, coesão, solução de problemas e compreensão do tema proposto.

 

3 – DICAS PARA O TEXTO

Para escrever uma boa redação, você precisa ao menos saber do que está falando, leia algum texto referencial (internet e jornais) para assim, ter base argumentativa para defender as suas ideias com coerência e não se esqueça de apresentar uma resposta para as questões levantadas na introdução e nunca fuja do tema proposto!

Jamais comece a dissertar sobre a Copa do Mundo e conclua falando sobre a Copa do Brasil (campeonato entre times brasileiros).

 

4 – SITUAÇÕES QUE PODEM ZERAR A REDAÇÃO

Os professores responsáveis pela correção da redação têm ficado cada vez mais rigorosos. Nesse ano, certamente receberão nota zero os textos que não atenderem à proposta solicitada ou que possuam uma estrutura diferente da linha dissertativa-argumentativa.

Tenha uma postura séria quanto à avaliação e não caia na besteira de fazer uma redação que:

– Tenha menos de sete linhas;

– Copiar textos do caderno de questões;

– Escrever receitas culinárias ou letras de músicas;

– Deixá-la em branco.

Se você tiver seguido a dica 2 (treine com antecedência) seu texto estará bem próximo da excelência e você nunca irá tirar zero na redação!

 

5 – O QUE EVITAR

Na construção do texto, evite fazer períodos muitos longos, usar gírias, debochar e desrespeitar os direitos humanos. Tenha cuidado também com os erros de ortografia e gramática.

Nunca deixe de escrever sobre o tema proposto, fugir do tema sempre tira pontos importantes da sua redação no Enem.

 

Boa prova!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*