Sinusite Odontogênica Causas, Sintomas e Tratamento

Sinusite, Odontogênica, dente, Causas, Sintomas, Tratamento

Sinusite do seio maxilar de origem odontogênica.

As sinusites podem surgir em decorrência de doenças infecciosas sistêmicas ou gerais do organismo como gripes, resfriados, pneumonias, asma, bronquite, entre outras. Porém, a inflamação da membrana sinusal pode ocorrer surgir de origem odontogênica. A sinusite odontogênica abrange de 10 a 12% dos casos de sinusite maxilar com histórico de infecção odontogênica, ou periodontal.

 

Diagnóstico e Sintomas da Sinusite Odontogênica

Por sua baixa incidência, muitas vezes a sinusite odontogênica é subestimada e os médicos descartam essa possibilidade deixando esta hipótese como última possibilidade. Entretanto, vale lembrar que seu diagnóstico não é tão simples, pois a infecção ocorre de forma assintomática dificultando sua detecção. Muitas vezes a hipótese da doença é levantada quando os sintomas não diminuem com tratamentos mais convencionais.

 

Sintomas primários

Como comentado os sintomas da sinusite odontogênica são quase imperceptíveis, mas você pode suspeitar de indícios de sintomas que incluem cefaleias, dores de cabeça ao fazer movimentos laterais com a cabeça e intensa, contínua secreção nasal e sensibilidade maxilar.

 

Tratamento para Sinusite Odontogênica

Para um tratamento eficaz dessa infecção é necessário um trabalho conjunto entre otorrinos e dentistas, sendo importante uma profunda análise para determinar se realmente a doença é de fato de origem odontogênica ou não.

Para ter confiança no diagnóstico é preciso uma avaliação completa que reúne alguns fatores a saber:

– histórico do paciente

– sintomas (conforme sintomas primários descrito acima);

– exames radiográficos completos.

A tomografia computadorizada é uma das principais ferramentas complementares na detecção da doença. Sendo necessário o trabalho conjunto entre o otorrinolaringologista, dentista e o profissional radiologista para um tratamento adequado. O dentista, nesse caso, detectando o dente que está causando a sinusopatia.

Sinusite, Odontogênica, dente, Causas, Sintomas, Tratamento

Foto: Reprodução > DentalPress

 

Atenção: Este post não foi feito por um médico especialista e tem o intuito de apenas trazer uma visão generalizada da doença. Não recomendamos qualquer tratamento e em caso de suspeita da doença procure um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*