Treino Cross Fit: Benefícios e Como Funciona

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Veja como surgiu, características e benefícios do treino Cross Fit.

O Cross Fit é um método de treinamento que tem ganhado diversos adeptos, inclusive celebridades como Brad Pitt, Cameron Diaz, Kelly Clarkson e Jessica Biel.

O método de treinamento Cross Fit é baseado na metodologia de treinamento dos fuzileiros americanos que logo ganhou popularidade nos Estados Unidos e agora caiu nas graças das academias brasileiras.

 

Mas afinal o Cross Fit Funciona?

Sim!, isto é, se você sobreviver à sessão de exercícios que exigem muito esforço do organismo em um curto espaço de tempo. Muitos praticantes dizem trocar gordura por massa muscular e esse é o sonho de milhares de brasileiros! Mas é preciso ficar atento, pois não há, ainda, estudos que comprovem os benefícios deste método e vale lembrar que a carga de treinos exige um esforço intenso de vários músculos corporais ao mesmo tempo o que pode gerar lesões caso o atleta não tenha alongado corretamente.

 

Exigência número 1 para fazer Cross Fit:

Se você presa pela sua saúde e pela sua vida é necessário que faça um check-up completo com médico capacitado principalmente do seu coração, pois devido ao esforço intenso durante os exercícios você pode sofrer um colapso cardíaco e embarcar de uma dessa para melhor. Avise seu médico que pretende fazer Cross Fit. Uma vez atestado que você não está em nenhum grupo de risco os treinos estão liberados.

 

Passo a passo do Treino Cross Fit:

Carga Intensa: Exaustiva, essa é a definição do treino. Uma carga pesada de exercícios que contemplam saltos, flexões de braços e outras rotinas seguidas em um nível explosivo;

Intervalo curto: pausas curtas entre as cargas geram uma fadiga intensa no seu corpo. Isso é o que promove a queima de gordura, lembre que não está comprovado, mas parece que o corpo passa a consumir a gordura do corpo tentando repor a energia perdida com o treino pesado. Lembra do ácido lático? Pois é, você poderá sentir dores em músculos que nem sabia que existiam!

Exercícios Globais com grandes grupos musculares: os exercícios do Cross Fit exigem esforço de grandes grupos musculares. Essa é uma excelente forma de provocar o gasto calórico e queimar gordura em diversos locais do corpo gerando a hipertrofia (síntese de proteínas) muscular. Essa bateria de esforços causa a aceleração do metabolismo por mais horas ao longo do dia.

Treinos de curta duração: Em academias que seguem a metodologia original a risca, os treinos do Cross Fit não ultrapassam muito os 20 minutos. Estudos defendem que esse tiro-curto de exercícios aumentam a liberação de GH e testosterona (aumentam a massa muscular) e minimiza a produção de cortisol (hormônio que promove acúmulo de gordura).

 

Quer saber como funciona o Cross Fit na prática? Acompanhe o vídeo abaixo:

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