Como evitar gripes e resfriados no inverno

gripe, resfriado, tosse, evitar, prevenir, cuidados, inverno, frio, como, não, pegar, vacina

No inverno, é quando mais ocorrem os casos de gripe pelo País, e é comum ver pessoas por todos os lados com os sintomas: coriza, moleza, cansaço, rouquidão e febre, entre outros.

No entanto, a gripe é um enorme incômodo quando você tem de trabalhar, viajar, estar presente em reuniões, ir ao banco, cuidar dos filhos, além de uma série de tarefas, não é mesmo? Neste artigo abordaremos algumas dicas de prevenção contra a gripe, para que você evite ao máximo os transtornos de um resfriado.

1 – Lave sempre as mãos

Essa dica não é segredo para ninguém, mas continua sendo a dica mais efetiva. A gripe é transmitida de uma pessoa para outra, através dos fluidos. Portanto, a forma mais eficaz de combatê-la é sempre se vigiar, higienizar muito bem as mãos e ter certos cuidados ao estar próximo de pessoas que já manifestam o resfriado.

2 – Vacina antigripal

Todos os anos, devido à reincidência dos resfriados, o Governo disponibiliza a vacina antigripal, que pode ser tomada gratuitamente em hospitais e postos de saúde. Sendo criada com o próprio vírus morto encubado, a vacina antigripal é eficiente e importante, principalmente, para grávidas, crianças e idosos.

3 – Alimentação saudável

Isso mesmo, uma alimentação saudável e boa hidratação podem ser capazes de prevenir você contra a gripe. A alimentação balanceada, os exercícios moderados e um sono de qualidade ajudam a deixar a imunidade mais alta, afastando o risco de contaminação pelo vírus da gripe.

4 – Beba bastante líquido

Tomar bastante líquido, como água, chá e sucos, é fundamental para auxiliar o organismo no combater à gripe. A ingestão de líquidos facilita, também, a eliminação da secreção que entope o nariz e deixa os pulmões carregados, segundo especialistas.

5 – Evite ficar em ambientes fechados junto a pessoas que estão com gripe

No inverno, a ocorrência da gripe é mais comum justamente porque as pessoas costumam fechar as janelas e ficam trancadas numa espécie de bolha, onde o ar não entra. Evite locais assim, pois o vírus costuma passar de uma pessoa para a outra nesses ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*