Exercícios de pilates que podem ser feitos em casa

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As sessões de pilates trazem muitos benefícios: perda de peso, diminuição e até desaparecimento de dores musculares, nas costas e a lista continua.

A fisioterapeuta Jaqueline Rodrigues cita a melhora da postura, combate ao estresse e prevenção da incontinência urinária “além de promover a boa forma física e o bem-estar”, enfatiza.

Os pontos positivos esbarram em dois problemas: o preço e o tempo. Uma sessão de pilates pode custar de R$ 46,00 a R$ 165,00. Isso porque a prática pede auxílio de um profissional, equipamentos e local adequados. Mas será que os exercícios podem ser feitos em casa? “O ideal é ter o acompanhamento de um profissional, mas, se não for possível, pode sim, desde que antes de realizar os exercícios a pessoa procure o mesmo para esclarecer algumas coisas e alertá-lo, fornecendo dicas e cuidados”, indica Jaqueline.

Com uma thera-band (faixa elástica que pode ser comprada a partir de R$ 20,00) e um colchonete já é possível dar início aos exercícios com a técnica conhecida como Hundred ou Cem.

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Thera-band

Exercícios

Hundred: O corpo inicia deitado com a cabeça e o tronco levemente elevados. As pernas são elevadas e os braços ficam esticados sem tocar o chão. Assim, a thera-band é posta sobre as canelas e segurada firmemente com as mãos. Prestando atenção à respiração, faça microabdominais (como se o movimento bombeasse o corpo) e repita a operação abaixando as mãos até tocar o solo e levantando novamente. O exercício fortalece os músculos dos braços e ajuda a eliminar gordura abdominal.

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Hundred ou Cem

Também é possível utilizar uma bola de ginástica para praticar as técnicas em casa. Ela pode ser comprada por um valor médio de R$ 50,00 em lojas de artigos esportivos, assim como a thera-band.

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Bola de ginástica ou bola suíça e faixa thera-band

Um dos exercícios recomendados com a bola de ginástica, também conhecida como bola suíça, pede que o indivíduo deite com as pernas apoiadas e eretas sobre o equipamento. Também prestando atenção à respiração, o quadril deve ser elevado e, ao mesmo tempo, alguns músculos serão contraídos (glúteos, abdômen e das pernas), depois, o corpo deve ser voltado lentamente ao solo. Repita o exercício por quatro ou cinco vezes.

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Exercícios com bola de ginástica

“Vale lembrar que o Pilates deve ser realizado devagar, onde é fundamental um minucioso alinhamento postural a cada movimento, associando a respiração e a contração abdominal”, finaliza a fisioterapeuta.

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