O que é depressão e como buscar ajuda

O que é, depressão, Origem, Sintomas, ajuda, tratar, cuidados, começa, como, o que leva

Ao contrário do que muita gente acredita, depressão é um distúrbio, ou seja, uma doença de origem psicológica.

Seus efeitos são gravíssimos, sendo que muitas vezes ela já foi responsável por causar suicídio, internação e tentativas de pessoas desesperadas de tirarem suas próprias vidas. A gravidade da depressão é tão grande que, na década passada, a ONU elegeu como a principal doença tratável capaz de tirar a vida do maior número de pessoas no mundo em caso de não ser tratada a tempo.

Como se origina a depressão?

Existem várias formas de a depressão começar a agir em alguém. Normalmente, experiências traumáticas são capazes de despertar sentimentos de desesperança e descontentamento com si próprio, o que, por consequência, leva a uma insatisfação pessoal que gera desconforto e a vontade da pessoa de tentar se limitar à sua própria aparente insignificância. Casos de depressão estão normalmente ligados a uma baixa autoconfiança, insatisfação com o corpo ou com determinada condição e até mesmo com experiências de perdas graves, que levam a pessoa a acreditar que sua própria incapacidade gerou esses resultados.

O que é, depressão, Origem, Sintomas, ajuda, tratar, cuidados, começa, como, o que leva

Foto: Reprodução

Dos principais tipos de depressão diagnosticados no mundo, a depressão pós-parto e depressão pós-traumática são os que mais afligem as pessoas. Ainda assim, é importante lembrar que existem outros tipos de distúrbios que podem ser causados como consequência da depressão. Entre os principais, podemos destacar a anorexia, o suicídio e a tentativa de agir contra pessoas em seu ciclo social, que acabam se tornando alvo da responsabilidade dos problemas da pessoa.

Sintomas da depressão

Por ser um distúrbio afetivo, os principais sintomas da depressão têm a ver com vontade de se isolar e se culpar. Assim, podemos citar como sintomas da depressão a tristeza crônica, o pessimismo, a baixa ou total falta de autoestima e a crença de que qualquer coisa que faça estará fadada ao fracasso, seja por incompetência própria ou incapacidade de lidar com a situação. De maneira geral, podemos dizer que a depressão é algo relacionado à impressão da pessoa de que sempre o pior ocorrerá, e que, por isso, não vale a pena demonstrar interesse ou vontade de superar qualquer desafio, independentemente do quão simples seja.

Como buscar ajuda

A única forma de se curar dessa doença é com a ajuda médica. Psiquiatras e psicólogos irão ajudar a pessoa a sair dessa situação.

Esse tratamentos podem levar meses e até anos, mas é importante que a pessoa não desista. O contato com os amigos e familiares é muito importante e ajuda no tratamento que muitas vezes é feito com medicações e consultas com psicólogos.

O que é, depressão, Origem, Sintomas, ajuda, tratar, cuidados, começa, como, o que leva

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*