Os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde

benefícios, consumo, moderado, vinho, saúde, faz bem

Chilenos, italianos, portugueses, franceses e pessoas de tantas outras nacionalidades já reconhecem os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde.

Pesquisas indicam que, em países onde o consumo diário de vinho faz parte da vida da população, os índices de doenças cardíacas são mais baixos, o colesterol ruim é reduzido e a expectativa de vida é maior.

O vinho é uma bebida com propriedades benéficas comprovadas por mais de 70 estudos científicos realizados em diversas regiões do planeta. Os principais benefícios do vinho são: a prevenção de doenças cardiovasculares, o combate ao envelhecimento das células do organismo e a proteção contra alguns tipos de câncer, como o câncer de intestino, por exemplo.

As substâncias encontradas no vinho, como os polifenóis e o resveratrol, também ajudam a diminuir o colesterol e a pressão arterial, combatem a formação de placas no coração e previnem a obesidade. Além disso, a bebida tem ótimas propriedades para a proteção das funções cerebrais, como a memória.

Qual é o consumo ideal de vinho?

Estudos da Universidade de Leicester, na Inglaterra, comprovaram que o consumo diário de dois copos pequenos de vinho ajuda a proteger a saúde. A bebida pode ser tomada antes do almoço e do jantar para abrir o apetite.

O consumo moderado do vinho promove diversas melhorias nas funções cognitivas e cerebrais dos seres humanos, impedindo, inclusive, o desenvolvimento da demência precoce e do estresse. Para contar com todos os benefícios da bebida, as pessoas podem optar pelo consumo de vinho branco ou tinto de qualidade e em doses pequenas. A maior parte das substâncias importantes vem da casca das uvas utilizadas na produção do vinho.

Vale ressaltar que os vinhos populares e baratos, vendidos em supermercados, não entram nessa categoria de bebidas saudáveis. Os vinhos que fazem bem à saúde são aqueles produzidos com uvas de qualidade, e em climas e condições de cultivo adequados.

Fique atento ao rótulo do vinho e busque indicações sobre marcas qualificadas. No Brasil, estados como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm ótimas opções de vinhos bons e com preços acessíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*