Causas e tratamentos da gastrite

Gastrite, o que é, causas, como tratar, sintomas, tratamento, dor, estômago, dores

A Gastrite nada mais é do que a inflamação da mucosa do estômago, que normalmente é causada por diversos fatores como o uso excessivo e prolongado de anti-inflamatórios ou analgésicos, consumo de bebidas alcoólicas de modo frequente ou infecção estomacal causada pela bactéria Helicobacter Pylori.

Há também a possibilidade da gastrite aparecer de forma nervosa, quando o paciente sofre constantemente com estresse ou ainda ser causada pelo próprio corpo do paciente, que produz anticorpos que acabam por atacar o estômago, conhecida como Gastrite Autoimune.

Quem sofre com a doença reclama de dores constantes bem abaixo do tórax que normalmente podem ser acompanhadas de azia, ânsia, queimação e vômito e que acaba por irradiar para outros lugares quando é aguda. Os pacientes que sofrem com gastrite também costumam reclamar de mal estar depois de ingerirem alimentos pesados e gordurosos.

Diagnóstico e tratamento

Para tratar a gastrite, é necessário fechar um diagnóstico correto e, assim, descobrir o que causa o mal estar, normalmente o médico Endocrinologista solicita um exame chamado de Endoscopia. Nele, um endoscópio é inserido pela boca do paciente e passa pelo esôfago e estômago, capturando imagens do revestimento do estômago, além de intestino superior e duodeno.

Se o paciente possui a gastrite causada pela bactéria, são feitos dois tratamentos paralelos, um para tratar a inflamação do órgão e outro para eliminar a bactéria. Nos outros casos são ministrados medicamentos que aliviam a sensação de queimação e tratam o processo inflamatório. Durante o tratamento também é necessário que o paciente não consuma álcool e cafeína e evite comer alimentos muito gordurosos, dando preferência por refeições leves, frutas, legumes e verduras.

Gastrite, o que é, causas, como tratar, sintomas, tratamento, dor, estômago, dores

Foto: Reprodução

Para quem sofre da gastrite nervosa, é normal que o tratamento também venha acompanhado de recomendações como prática de atividade física para aliviar o estresse, controle emocional e, em alguns casos, tratamento com remédios homeopáticos ou relaxantes que farão com que a pessoa se sinta mais calma e, com isso, o estômago não volte a sofrer com irritações e inflamações. O estresse acaba diminuindo as defesas do sistema imunológico e, por isso, é natural que a pessoa que sofre com o nervoso constante e excessivo acabe adoecendo durante os picos da aflição, por isso é preciso desacelerar e equilibrar novamente o seu organismo.

Gastrite, o que é, causas, como tratar, sintomas, tratamento, dor, estômago, dores

Foto: Reprodução

Comentário para Causas e tratamentos da gastrite

  1. andre disse:

    Olá, parabéns pelo blog, convido você a enviar seus links para nosso agregador de links….aguardo vc lá!

style='display:none;'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*