Como Economizar Água em Época de racionamento e pouca chuva

Muito se fala a respeito do problema da falta de água.

Embora o Brasil possa ser considerado um país privilegiado nesse sentido, em muitas regiões o racionamento ainda acaba se tornando necessário, principalmente em épocas de estiagem, quando os índices de chuva diminuem e o líquido tão precioso acaba realmente faltando. Algumas atitudes simples adotadas no cotidiano são excelentes para enfrentar as épocas de racionamento.

Certas posturas são tão banais, que as pessoas acabam ignorando a sua importância e a diferença que podem fazer. Por exemplo: você sabia que é possível economizar muitos litros de água se desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo durante o banho? Reduzir o tempo utilizado para se banhar também é fundamental, algo em torno de 10 minutos já é o suficiente. Uma dica parecida vale também para a hora de escovar os dentes: desligue a torneira e só ligue quando for enxaguar a boca depois de terminar a escovação.

água, racionamento, economia, falta de água, chuva. como economizar,

Foto: Reprodução

Em época de racionamento, evite ao máximo lavar o carro ou as calçadas da sua casa, pois convenhamos que isso não seja algo de primeira necessidade, não é mesmo? E se você realmente precisar muito lavar a calçada, primeiro tire toda a sujeira possível com a vassoura, pois assim vai economizar água quando for usar a mangueira. Guardar a água da lavagem de roupas para o carro e as calçadas também é uma boa alternativa. Em momentos críticos de falta de água, permita que algumas de suas plantas sejam deixadas de lado, mais tarde você poderá plantá-las novamente e regá-las diariamente.

água, racionamento, economia, falta de água, chuva. como economizar,

Foto: Reprodução

Uma simples torneira vazando é capaz de levar embora cerca de 46 litros de água por dia e 1380 por mês, por isso, verifique se não há esse tipo de vazamento em sua casa. Deixe a roupa acumular bastante antes de lavar, o ideal é que a lavagem delas seja feita uma vez por semana. Controle a quantidade de louça para lavar e forma simples, você pode tentar usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo.

água, racionamento, economia, falta de água, chuva. como economizar,

Foto: Reprodução

Com pequenas mudanças de hábito, é possível passar pelo racionamento ou até mesmo evitar que volte a se repetir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*