Leilão de carros usados – Como funciona e onde encontrar

As vantagens são grandes e as ofertas, tentadoras. Um carro de leilão pode sair em média por até 30% menos do seu preço de tabela ou preço de mercado.
Entendendo como funciona o leilão de carros usado
Basicamente, existem três tipos de fontes que dão origem a um veículo que será leiloado: apreensão por parte do Detran, confisco por conta de dívidas (não pagamento) com o banco e apreensão do último proprietário por ser confirmado que o dinheiro utilizado na compra do veículo tinha origem ilícita. E em cada uma dessas origens existem alguns cuidados que devem ser seguidos, pois todos eles envolvem umas questões legais que nunca poderão ser deixadas de lado.
Os carros apreendidos pelo Detran são aqueles que são confiscados por delitos de trânsito: condução ilegal, excesso de velocidade, multas e débitos irregulares, e por aí vai. Esses automóveis ficam disponíveis por 90 dias para serem regularizados e retirados do pátio. Como o Estado não pode ficar com bens privados, após esse período o veículo é enviado para leilão, para que ele vire moeda de troca para quitar a dívida do motorista infrator.
Porém, a origem mais comum dos veículos em bom estado para leilões são de bancos e financeiras onde proprietários que não conseguiram pagar as parcelas do carnê do veículo ao banco que financiou.
O leilão pode ser online ou presencial e, na maioria das vezes, pode ser pago com um boleto bancário. Além do valor do maior lance, deve ser incluso 5% a mais, que é o custo do leiloeiro. O carro poderá ser retirado em até 30 dias depois de quitar o boleto. Passados cinco dias do prazo de retirada, o requerente tem uma multa de 2% ao dia até retirar o veículo.
Regularização de Veículo de Leilão
A regularização é imediata, com profissionais no local, prontos para esclarecerem as dúvidas e responderem qualquer questionamento que você tenha.
Principais leilões de carros usados
Em São Paulo, estão os leiloeiros:
Milan Leilões: www.milanleiloes.com.br/
Superbid: https://www.superbid.net/
Sodré Santoro: https://www.sodresantoro.com.br/
Deixe uma resposta