Como se preparar para Vestibulares e Concursos Públicos

Como, preparar, Vestibulares, concurso público, testes, provas, estudar, vestibular, simulado, escola, faculdade

Confira algumas boas dicas para se preparar para vestibulares, concurso público e provas.

Se você é um estudante que está sempre com caneta e lápis nas mãos para marcar tudo o que vê pela frente e, depois não sabe como se localizar; ou ainda adora realizar resumos da matéria, mas, mesmo com tudo isto, acha que não está rendendo como gostaria, provavelmente você esteja estudando da forma errada.

De acordo com uma série de pesquisas realizadas, grande parte dos hábitos de marcar textos ou criar resumos não tem eficiência na hora de estudar. Como técnicas mais úteis e eficazes, temos a realização de testes práticos, como, por exemplo, simulados, e a organização dos estudos, além, é claro, de não deixar tudo para ser feito um dia antes das provas.

Veja algumas dicas a seguir que podem ser realmente efetivas

Fazer testes práticos

Responder algumas questões sobre determinados assuntos, como simulados para teste de conhecimentos das matérias que irão cair, ou mesmo provas anteriores é uma excelente alternativa.

A qualidade deste tipo de técnica está principalmente na variedade das formas de estudo que podem ser realizadas – quanto mais testes você realizar, melhor será a sua efetividade. Revisar questões que foram respondidas incorretamente também é importante.

Invista em uma prática distribuída de estudos criando um cronograma de estudos que possam ser distribuídos ao passar do tempo

A maior parte dos estudantes entende que estudar tudo de uma vez só por horas seguidas pode ser algo efetivo, mas em longo prazo isto não funciona.

Esta é uma tática que quase nunca é utilizada, por isso, é natural que os alunos possam estudar apenas quando estiverem bem próximos de realizar as provas.

Procure explicar os conteúdos para si mesmo

Explicar como informações poderão se relacionar aos conteúdos já aprendidos ou o passo a passo das lições, e realizar gravações pode ser interessante. Esta técnica poderá dar muito certo se você entender bem o assunto e souber codificar o que está aprendendo. Não adianta apenas se falar em voz alta o texto trocando palavras, é importante ter foco e prestar atenção em tudo o que está acontecendo. Se estiver pegando uma condução para voltar para a casa, é o melhor horário para escutar estes conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*