Os segredos de um bom vendedor

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Confira algumas dicas para se tornar um bom vendedor e aumentar as vendas e o valor da sua comissão.

Assim como várias outras profissões, os vendedores passam por desafios únicos todos os dias, principalmente após a informatização frequente. Agora, o cliente não quer unicamente comprar um produto ou um serviço: ele quer o mais divulgado, o mais falado, o melhor e mais vantajoso para si. Exigente? Um pouco. Porém, foi a tendência do mundo atual que permitiu ao comprador toda essa exigência.

Por conta disso, confira nesse artigo algumas dicas para se tornar um ótimo vendedor e conquistar o cliente já no primeiro contato que tiver com o mesmo.

1. Comece escutando. Entenda todas as necessidades do seu cliente, e o que ele realmente pretende com aquele produto ou serviço à disposição do mesmo. Escute e preste atenção em completo silêncio e só depois de absorver todas essas informações, se posicione na venda;

2. Na hora de vender, opte pelas perguntas, e não pelas respostas como todos os outros. Isso certamente fará a diferença na decisão final do cliente, a sua persuasão;

3. Demonstre por seu cliente certo tom de curiosidade, já que é dessa forma que ele também se interessará por fechar essa compra;

4. Interaja. Converse. Mostre que aquilo não está sendo realizado só por interesse e dialogue com o seu cliente, como se estivesse conversando com os seus familiares ou amigos;

5. Além das coisas que o seu cliente está dizendo, preste também atenção naquilo que se encontra nas entrelinhas: o que é que ele NÃO está falando, porém, também é importante para ele?

6. Alguma questão foi dirigida para você, vendedor? Demonstre confiança, não hesite e responda da forma mais objetiva e rápida possível. Enrolar não faz nenhuma venda;

7. Após entender com todas as palavras (e também com o que está subtendido) o que o seu cliente realmente quer e precisa, aí sim você pode começar a oferecer aquilo que você tem;

8. Evite ficar muito tempo apresentando o seu serviço ou produto. Quanto mais breve for essa apresentação, melhor. Porém, não confunda isso com falta de informação, e ofereça a ele de forma objetiva tudo o que ele precisa saber antes de realizar a compra;

9. Por fim, lembre-se sempre de perguntar ao seu cliente se existe algo que faça com que ele não continue com a negociação, para que seja possível encontrar soluções, caso este seja o caso!

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