Renite alérgica – Causas e tratamento

Alergia, crises alérgicas, ar seco, poluição, acidente vascular cerebral, receita caseira, dicas para umedecer a casa, umedecer o ambiente, umidificar, umidificadores, ar seco, bronquite, asma, rinite, rinite alérgica, coceira nos olhos, pigarro, boca seca

Saiba um pouco mais sobre a renite alérgica, possíveis causas e tratamentos.

A rinite alérgica é uma doença que atinge cerca de 15% da população em todo o mundo. No caso das crianças, o número é ainda maior, já que uma pesquisa mostrou que cerca de 25% dos pequenos acabam apresentando os sintomas da rinite alérgica. A doença pode aparecer a qualquer momento, mesmo sendo normais os ataques de rinite acontecerem mais no inverno, e são desencadeados por fatores externos que provocam alergia no indivíduo, como pólen, poeira ou gramíneas.

Sintomas da rinite alérgica

As crises de rinite normalmente acontecem quando o indivíduo fica exposto ao causador de sua alergia, e são caracterizadas por obstrução nasal, que conhecemos como o entupimento do nariz, espirros consecutivos e coriza. Em alguns casos, o paciente também sente uma coceira excessiva no nariz, olhos e gargantas, um dos sintomas mais comuns de quem está tendo uma reação alérgica. Os sintomas costumam aparecer minutos depois da exposição ao agente causador e tendem a se repetir ao longo do dia.

Renite, alérgica, Causas, tratamento, sintomas, o que é, cura, doença

Foto: Reprodução

Isso ocorre porque o nariz é o primeiro componente de nossas vias respiratórias pelo qual o ar passa antes de chegar aos nossos pulmões, sendo responsável pela filtragem do que respiramos. Por isso, muitas vezes nossos sistemas imunológicos identificam algumas partículas como tóxicas e acabam desencadeando um efeito exagerado de defesa fazendo com que nosso corpo responda imediatamente a ele.

No Brasil, o maior causador de rinite alérgica é a poeira domiciliar que nada mais é dos que os resíduos de pele, pelos de animais, ácaros, bactérias e outros fatores. E podem acontecer o ano inteiro ou em uma determinada estação do ano dependendo do agente causador da rinite.

Renite, alérgica, Causas, tratamento, sintomas, o que é, cura, doença

Foto: Reprodução

Como pode ser causada por diversos ácaros ou fungos, o ideal é que o paciente procure um médico alergista para que ele dê um diagnóstico exato do problema e, só aí, recomende o melhor tratamento. Para aliviar os sintomas, é preciso que a higiene ambiental seja constante, evitando assim que os agentes causadores da alergia acabem se acumulando. Há pessoas que necessitam de tratamentos com remédios e vacinas que podem amenizar e, até mesmo, acabar com as alergias, mas os tratamentos só podem ser recomendados por um especialista.

Renite, alérgica, Causas, tratamento, sintomas, o que é, cura, doença

Foto: Reprodução

Comentário para Renite alérgica – Causas e tratamento

  1. Aurelio César Stupp disse:

    Ótimas dicas, eu tenho a “marvada”, e quando chega é um desastre, coceira no nariz, olhos, espirros que parecem não acabar mais, corrimento nasal, é um desconforto geral.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraço!

style='display:none;'

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*