Saiba as diferenças entre parto normal, natural e humanizado

Parto normal, Parto natural, Parto humanizado, diferença, o que é, como funciona, explicação, definição

Entenda melhor a diferença entre os partos: normal, natural e humanizado.

Ao engravidarem, muitas mães realizam seu maior sonho: ter um filho. Mas, com a realização desse sonho, vem à preocupação e a vontade de fazer tudo certo. Por conta disso, existem tipos diferenciados de parto, para que cada mãe possa dar à luz da melhor forma possível, garantindo a sua integridade e a do bebê.

O Brasil é recordista em cesarianas. Acredita-se que 56% dos partos no País são cesáreas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Porém, tanto as mães, quanto os médicos estão buscando outras formas de realizar os partos – formas que sejam mais adequadas a cada organismo e gestação.

Parto normal

Também conhecido como vaginal, é realizado no hospital e, hoje, apresenta técnicas que aliviam as dores. Após aferição da temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca, é avaliada a dilatação do colo do útero durante as contrações. Quando o colo do útero estiver dilatado e as contrações forem muito fortes, a mãe consegue, em conjunto com a pressão do útero, impulsionar a criança para fora. Em algumas mulheres, é necessário realizar a episiotomia, um corte cirúrgico feito na região perineal, que auxilia a saída do bebê. Como o corpo da mulher é preparado para ter o bebê de forma normal, a recuperação é mais rápida, e a chance de hematomas e infecções é menor.

Parto natural

É semelhante ao parto normal, mas sem anestesia, episiotomia ou indução. Nesse tipo de parto, respeita-se o tempo da mulher e do bebê e, para aliviar as dores, a gestante deve aprender técnicas de respiração e relaxamento. A recuperação costuma ser rápida.

Parto humanizado

Não é uma nova técnica, mas trata-se de respeitar a fisiologia e o tempo da mulher para dar à luz. Pode ser realizado em casa ou em casas de parto, com o auxílio de parteiras. A posição escolhida para o parto humanizado é a vertical, sendo mais segura para a mãe e para o bebê, aumentando o vínculo afetivo dos dois. O parto humanizado direciona a atenção às necessidades da mulher, facilitando o controle da situação durante o nascimento.

Parto normal, Parto natural, Parto humanizado, diferença, o que é, como funciona, explicação, definição

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*