Causas e sintomas da Hepatite A: Entenda como tratar e prevenir

Causas, sintomas, Hepatite, A, Entenda, como tratar, prevenir

Entenda as causas e sintomas da Hepatite A.

A Hepatite A é uma doença causada por vírus, e transmitida por meio de fezes e sangue de pessoas infectadas. As principais formas de transmissão da Hepatite A são: ingestão de comidas ou bebidas contaminadas, principalmente frutas, verduras, água e frutos do mar; contato com o sangue de pessoas que possuem o vírus, compartilhamento de objetos e alimentos com pessoas infectadas e relações sexuais sem camisinha.

Em muitos casos, a Hepatite A é uma doença silenciosa, que demora a apresentar sinais. É grande o número de contaminações pelo vírus que acontecem por meio do uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, viagens internacionais para regiões da Ásia, América Central e América do Sul, e falta de saneamento básico.

Apesar de ser um vírus menos agressivo, a Hepatite A é uma doença infecciosa aguda e que precisa ser tratada da maneira adequada. Por ser uma doença que se espalha por via oral e fecal, é preciso atenção redobrada com a prevenção, o que inclui atitudes como: não comer em lugares desconhecidos, sempre lavar bem os alimentos, tomar apenas água filtrada e tratada, não manter relações sexuais desprotegidas e lavar bem as mãos depois de usar o banheiro e antes das refeições.

O diagnóstico da hepatite A é feito a partir de exames de sangue que demonstram anticorpos contra o vírus VHA. Caso a doença não seja tratada, ela pode gerar complicações, como hepatite fulminante e morte das células hepáticas.

Sintomas da Hepatite A

A Hepatite A é silenciosa porque ela pode ou não apresentar sintomas. Em alguns casos, a doença causa febre, vômito, dores musculares, cansaço, alteração na coloração das fezes e da urina, e alergias. Antes do diagnóstico definitivo, porém, é comum que os médicos confundam a Hepatite A com uma simples virose. Profissionais de saúde e pessoas que vivem em áreas sem saneamento básico estão no grupo de risco para a doença.

De uma forma geral, a Hepatite A é facilmente curada, mas pode demorar até seis meses para que o vírus seja completamente eliminado do corpo humano. O tratamento da doença exige repouso e deve ser recomendado por um médico. A melhor forma de se prevenir contra a doença é tomando as vacinas contra a hepatite A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*