Problemas de comportamento na Adolescência: Opinião

Como, lidar, jovens, adolescentes, aborrescentes, adolescência, fase, crise

Leia um pouco mais sobre a adolescência, entenda essa fase e aprenda a lidar com seu filho.

É natural que quem tem filhos fique de “cabelos em pé” quando a adolescência começa a se aproximar. É uma fase complicada, em que transformações físicas e comportamentais se misturam, e o adolescente tenta se auto afirmar e estabelecer uma personalidade, muitas vezes querendo se encaixar em padrões impostos pela sociedade e, outras vezes, querendo justamente fugir deles. Saber lidar com os filhos nesse período é um passo fundamental.

O primeiro conselho para os pais é: adolescência é apenas uma fase, algo que vocês sabem que vai passar, por isso, vale à pena ter um pouco de paciência. Esteja sempre aberto ao diálogo com seus filhos, pois assim, eles sabem que podem contar com vocês e irão procurá-los quando tiverem incertezas, o que pode fazer com que se afastem de problemas. E diálogo pressupõe que o adolescente será ouvido e compreendido, não apenas repreendido.

Uma grande preocupação dos pais é que o adolescente se envolva no mundo das drogas e, para evitar que isso aconteça, o único método é a educação desde a mais tenra infância. Oriente seu filho para que ele tenha um projeto de vida, um grande objetivo, um sonho pelo qual ele deverá lutar. Muitos adolescentes acabam entrando nesse caminho sem volta por falta de expectativas, por isso, não permita que isso aconteça com seu filho.

Outro ponto fundamental é mostrar aos seus filhos adolescentes que a liberdade que eles tanto almejam é uma conquista. Dê a eles mais independência na medida em que provam ser suficientemente responsáveis para isso. Eles também já devem começar a aprender o valor material das coisas. Mostre que dinheiro não cai do céu e que é necessário lutar por ele, porque isso vai fazer com que seus filhos sejam adultos muito mais conscientes.

Acompanhe de perto os estudos dos adolescentes, é um momento importante em que a escolha profissional começa a tomar forma e os pais também têm a função de ajudar os filhos a reconhecerem suas potencialidades para usá-las a seu favor ao optarem por uma carreira acadêmica. Seja amigo dos seus filhos, mas sempre com autoridade o suficiente para repreender quando for necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*