Tipos e benefícios da Batata-Doce

Tipos, benefícios, Batata-Doce, Yacon, baroa, inglesa, roxa, branca, alimentação, academia, comer, treino, carboidrato

Confira os tipos e os benefícios que a batata-doce pode trazer à saúde.

As batatas são alimentos populares no cardápio brasileiro e elas existem em diversas variedades. Temos a batata-doce, a batata inglesa, a batata baroa (mandioquinha) e a batata yacon. Embora todas façam parte das espécies de batata doce, cada uma possui propriedades e nutrientes diferentes, sendo que cada tipo oferece benefícios diferentes. Por exemplo, quando o assunto é propriedade nutricional, a batata-doce e a mandioquinha são muito mais ricas em nutrientes do que a batata inglesa, que é a mais consumida no país.

As batatas doce e baroa têm a capacidade de armazenar mais nutrientes porque possuem raízes tuberosas, enquanto a batata inglesa possui maior quantidade de carboidratos e menos nutrientes. A inglesa até tem menos calorias do que as outras espécies de batata, porém, por ela ser composta em sua maioria por carboidratos, isso faz com que ela tenha alto índice glicêmico, não sendo um alimento indicado, por exemplo, para os diabéticos.

Quais são os benefícios?

A batata-doce e a batata baroa possuem ação antioxidante, que desintoxica o organismo promovendo uma limpeza saudável e eliminando as toxinas que prejudicam a saúde. Elas possuem ação anti-inflamatória, característica natural do alimento que auxilia a quem deseja emagrecer e eliminar o colesterol. Essas espécies de batata também previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de diversos tipos de doença. Devido à essas característica, a batata-doce e a mandioquinha são os alimentos mais indicados para quem quer emagrecer.

A batata inglesa, por sua vez, também possui características essenciais à saúde por ser uma excelente fonte fósforo, vitaminas B e C. Segundo os nutricionistas, o ideal é que, na hora de comprar a batata inglesa, você evite de levar as batatas com muito furos na superfície ou as que têm rachaduras. Escolha as batatas mais lisas e preserve-as na geladeira. Outro fator essencial está no preparo, já que as mais populares são as batatas fritas. Evite as frituras, pois o processo em que as batatas são submetidas a altas temperaturas faz com que elas percam todos os seus nutrientes.

Batata Yacon

Essa é uma espécie de batata indicada para diabéticos. Isso porque possui menor quantidade de calorias e possui inulina, uma substância que faz com que os níveis de glicemia sejam reduzidos no sangue. A batata yacon tem um sabor mais doce do que as outras e é mais difícil de ser encontrada.

Tipos, benefícios, Batata-Doce, Yacon, baroa, inglesa, roxa, branca, alimentação, academia, comer, treino, carboidrato

Foto: Batata Yacon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*