Como organizar o amigo secreto na empresa

amigo secreto, ladrão, regras, dicas, empresa, trabalho, amigos, como, funciona, fazer, presentes

O fim do ano está chegando e, com ele, chegam também as festas de confraternização e brincadeiras feitas apenas nessa época do ano. Uma delas é o tão conhecido Amigo Secreto.

A brincadeira é antiga, mas serve para socializar áreas da empresa que não têm muito contato, para integrar mais a equipe e, também, para fazer com que todo mundo possa participar de uma atividade divertida depois de um ano cheio de trabalho, provações e obstáculos.

O amigo secreto pode acontecer de duas maneiras: ele pode ser tradicional ou o amigo ladrão. Os dois são divertidos e precisam de algumas regras básicas para funcionar de forma certa.

Amigo Secreto x Amigo Ladrão

No amigo secreto, a brincadeira funciona da seguinte maneira: primeiro são colocados os nomes dos participantes em papéis que são sorteados na empresa. Apesar de eficaz, essa técnica não é muito proveitosa quando a empresa ou departamento é grande e, constantemente, é preciso sortear novamente, pois alguém se “tirou”. Por isso, já existem sites gratuitos que fazem o sorteio ser mais eficiente e organizado. Depois, é estipulado um valor para os presentes. Em um terceiro momento, cada um deve fazer uma lista do que gostaria de ganhar dentro do valor estipulado – pode ser roupa, CD, DVD, livros, acessórios, entre tantos outros.

Já no Amigo Ladrão não tem sorteio, nem lista de desejos. O legal é estipular um valor para que os presentes não sejam muito diferentes. Depois, cada um embrulha seu presente da forma que achar melhor e todos são colocados em um mesmo lugar. Nesse momento, é sorteada a ordem em que cada um pegará o seu presente, do primeiro ao último. A brincadeira funciona assim: o primeiro escolhe um presente, o segundo pode roubá-lo ou escolher outro, e assim por diante, cada presente só pode ser roubado duas vezes, e quem tiver seu pacote roubado volta para o final da fila para escolher outro.

Cada um decide o que achar melhor, mas nós preferimos que os presentes só sejam abertos no final da brincadeira, ou depois que o presente for roubado pela segunda vez e, assim, não for mais possível pegá-lo. Além de tornar a brincadeira mais divertida, o fato de não saber o que tem dentro do pacote deixa todos ansiosos para o fim da brincadeira. Outra dica é que você compre presentes unissex – assim, não importa se um homem ou uma mulher pegá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*