Dicas para evitar gafes nas festas de fim de ano da empresa

festa, fim de ano, empresa, comportamento, gafes, evitar, dicas, sugestões

Confira algumas dicas de como se comportar em festas de fim de ano da empresa e evitar gafes que poderão te atrapalhar no trabalho.

Boa parte das empresas costuma realizar festas de confraternização entre os funcionários para fechar o ano. Dependendo da corporação, podem ser promovidos desde pequenos jantares até grandes festas em espaços alugados para eventos. Seja qual for a festividade, geralmente encerramentos de fim de ano costumam contar com a presença de todos os setores da corporação, englobando também os profissionais com os mais altos cargos de liderança dentro da companhia.

É essencial manter a postura, pois, apesar do clima informal, a etiqueta profissional deve ser mantida. Para ajudar a evitar que as pessoas cometam gafes durante a confraternização, é importante estar atento a certos pontos.

Beba com moderação

Um dos problemas mais recorrentes é quando o funcionário exagera no consumo de bebida alcoólica e acaba passando vergonha ou fazendo coisas que não deveria. Se a pessoa tem dificuldade em tomar uma ou duas doses, é melhor não beber.

Controle-se na comida

Não atacar a comida é fundamental para demonstrar boa postura. Na hora de comer, tente comer em poucas quantidades e experimentar de tudo um pouco. Pegar de uma só vez vários salgadinhos, por exemplo, não é nada bonito.

Cuidado com a roupa

A festa da empresa não é um ambiente totalmente informal, por isso, é preciso ter cuidado na escolha da roupa. Se o traje não estiver especificado no convite, é recomendável não exagerar no decote, fenda ou em um comprimento curto, por exemplo. Evitar roupas que não são compatíveis com o ambiente corporativo ajuda a dar mais credibilidade ao profissional.

Tente comparecer

É importante prestigiar a festividade, por mais que o funcionário não goste muito de festas. Faltar a este tipo de evento pode dar a entender que a pessoa não está envolvida com a companhia. Para faltar, é preciso ter certeza de que não há o risco de ser prejudicado. Se as lideranças da empresa não levam o comparecimento em consideração, não tem problema em não ir.

Não fale apenas sobre trabalho

Em festas de final de ano de empresa, não é recomendado falar apenas sobre trabalho. Conversar sobre assuntos que não estejam relacionadas ao mundo corporativo é a melhor maneira de fortalecer relacionamentos com os colegas e até conhecer profissionais de outras áreas, o que vai aumentar a rede de relacionamentos dentro da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*