Como elaborar um bom currículo para voltar ao mercado de trabalho

Veja dicas excelentes de como montar um bom currículo na hora de procurar o seu próximo emprego.

Não há a menor dúvida de que se colocar no mercado de trabalho costuma ser um grande desafio para os jovens, independentemente da carreira que escolham. Muitas empresas costumam exigir experiência e nenhuma quer dar a primeira oportunidade. Por outro lado, quando alguém fica fora do mercado por um tempo e depois quer se recolocar, já tem suas experiências profissionais, mas enfrenta outras dificuldades.

Se você precisa se recolocar no mercado de trabalho, o primeiro passo é ter um bom currículo, de acordo com essa condição para apresentar para os empregadores em potencial. Você pode tomar o currículo que tinha quando estava trabalhando como ponto de partida, e o primeiro passo será atualizar todos os itens!

Em seu currículo, não descarte nenhuma experiência profissional que você já tenha tido, por menor que ela possa parecer aos seus olhos. São justamente essas experiências que vão lhe dar um diferencial perante a concorrência. Se você passou muito tempo fora do mercado, pode ser que não saiba, mas a disputa por uma vaga está acirrada! Qualquer detalhe faz a diferença.

Além da experiência profissional, certifique-se de que toda a sua formação acadêmica consta no seu currículo. Se você por acaso vez algum curso enquanto estava sem trabalhar, isso pode ajudar a conseguir um emprego. Use a internet para mostrar o seu currículo a quem possa interessar, essa estratégia está sendo muito usada! Crie um perfil no LinkedIn e cadastre o currículo em sites de vagas.

Algumas coisas continuam valendo na hora de montar o currículo: seja extremamente objetivo. Quanto mais você conseguir descrever suas habilidades e experiências de forma sucinta, melhor para quem lê. O empregador pode ter dezenas ou centenas de currículos para ler e, por isso, não terá paciência se o seu for muito extenso e prolixo. Objetividade é palavra de ordem.

E um detalhe importante: tenha consciência de que se recolocar no mercado de trabalho não será a tarefa mais fácil da sua vida, mesmo com um currículo interessante. É possível que você não consiga entrar direto ocupando a vaga que deseja, mas jamais descarte a possibilidade de ingressar em uma empresa, é o passo inicial para a sua nova jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*