Como poupar dinheiro para pagar as dívidas e sair do aperto

planilha, dívida, aperto, poupança, poupar, como, dicas, consultor, endividados, ajuda, juros, pagar, contas, cartão de crédito, quitar, quitação

A taxa de inadimplência no Brasil vem aumentando e milhares de pessoas estão tentando pagar as suas dívidas.

Conseguir equilibrar as finanças não é tarefa fácil, mas esta atitude precisa ser tomada o quanto antes, evitando que as finanças fiquem ainda piores. Mas como poupar dinheiro para pagar as dúvidas e sair do aperto? Confira algumas dicas que vão ajudar você a realizar os seus sonhos, ter uma poupança e continuar vivendo com conforto, mas sem dívidas.

Controle o seu orçamento

Todos os economistas concordam que esta é a atitude principal. Por isso, comece a controlar o seu orçamento já! Anote tudo o que compra, gasta e ganha. Separe os gastos por supérfluos (cabeleireiro, manicure, etc) e necessidades (aluguel, supermercado, condomínio, entre outros). Anote absolutamente tudo o que gastar, inclusive aquele cafezinho durante o expediente ou a bala após o almoço. Não importa o valor, anote todos os gastos num caderno ou numa planilha em Excel. Se preferir, você pode usar alguma planilha já pronta. Existem diversos modelos, como a do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, da BM&F Bovespa, do GuiaBolso, do Dinheirama e por aí vai. É só baixar e anotar.

Reduza as suas dívidas

Ao montar o seu orçamento, leve em consideração as suas dívidas e faça um plano de pagamentos. Renegocie se puder e tente diminuir o valor da taxa de juros. Se não for possível, verifique a possibilidade de contrair outro financiamento com taxa de juros menor para pagar a dívida cujos juros são mais altos. Assim, você evita ficar muito tempo pagando juros e consegue efetivamente reduzir a sua dívida.

Comece uma poupança

Pode parecer difícil no começo, mas você consegue poupar algum valor, mesmo que pequeno, para começar uma poupança. Então, insira no seu orçamento algum valor que seja destinado a isso. Tenha como meta poupar pelo menos 10% do que ganha, sendo que o ideal é 30%. Assim, você sempre terá dinheiro para uma eventualidade e não se endividará mais.

Faça planos

Qualquer plano envolve dinheiro. E ter planos de curto, médio e longo prazo é uma maneira simples de conseguir poupar. Por isso, planeje aquela viagem tão esperada, a compra do seu carro ou apartamento ou o que você quiser. Assim, você terá mais ânimo para economizar e será menos difícil abandonar os supérfluos.

Lembre-se que poupar dinheiro para pagar as dívidas e sair do aperto depende muito da sua força de vontade. Mas você vai conseguir se seguir estas dicas. Então, aproveite e mude sua vida financeira agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*