Como usar e preservar a bateria do seu computador

notebook, netbook, celular, bateria, carregar, durar, mais, tempo, como fazer, quando, descarte, trocar, acabar, laptop

Confira algumas dicas para fazer a bateria do seu notebook, netbook e até mesmo a do seu celular durarem mais.

Quem nunca sofreu com problemas na bateria do notebook, que atire a primeira pedra. Com o avanço dos aparelhos eletrônicos, as baterias também ganharam seu espaço entre os mitos que rondam o universo tecnológico, mas, o que é realmente verdade ou mentira sobre essa particularidade tão essencial dos computadores? Vamos descobrir!

Ao contrário do que dizem as “más línguas” por aí, não é necessário retirar o computador da tomada depois de estar 100% carregado. Isso acontece porque toda bateria tem sua vida útil contada pelo número de cargas em que é submetida, sendo assim, usar a carga da bateria sem uma real necessidade ajuda a diminuir seu tempo de utilidade.

Aquela velha história de que a bateria deve ser tirada do computador antes de usar o aparelho direto na tomada também é balela. Hoje em dia, as baterias feitas de íons de lítio não possuem mais o famoso vício – efeito que era encontrado nas baterias feitas de níquel cádmio.

Deixar com que a carga da bateria zere sempre pode fazer com que ela estrague. Isso acontece porque quando o sistema comunica que o aparelho deve ser conectado à tomada, ainda existe o mínimo de energia na bateria, sendo que, se deixamos essa bateria descarregada guardada por muito tempo, corremos o risco de perder essa quantidade mínima de carga, fazendo com que a bateria fique inutilizável.

O fato que o computador não está mais mantendo a carga da bateria pode ser um aviso que a vida útil da bateria chegou ao seu fim, tendo atingido seu número máximo de recargas.

Comprar uma bateria que não é idêntica à original do seu computador, mas que atenda a todas as necessidades do seu aparelho pode não ter problema. Porém, observar as especificações contidas no produto ao remover a bateria é a forma mais segura de garantir que a nova bateria será uma boa substituta.

Quando a vida útil da bateria chega ao fim, descartá-la corretamente deve ser uma atitude sensata. Todo manual de notebooks deve conter informações que ajudarão o usuário a fazer o descarte da melhor maneira possível para não agredir o meio ambiente, porém, se você perdeu seu manual e precisa jogar a antiga bateria fora, dar uma olhadinha no site do fabricante pode ser a solução para sanar a dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*