Tatuagem em menor de idade com autorização dos pais pode ou não pode?

Tatuagem, menor, idade, proibido, pode, onde, fazer, tatuar, autorização, pais, estúdios, 18 anos

Confira algumas informação importantes sobre a tatuagem em menores de 18 anos.

São muito comuns adolescentes que querem tatuar uma parte do corpo, normalmente como um sinal de autoafirmação e identificação, já que essa é a fase em que querem ser diferentes e deixar claro que possuem uma determinada personalidade. No entanto, nessa situação os pais devem estar abertos ao diálogo, pois se, simplesmente proibirem, esse adolescente pode procurar um local clandestino para se tatuar, o que fará com que ele se exponha a muitos riscos.

Em primeiro lugar, é necessário ajudar o adolescente a compreender que a tatuagem é uma marca que tende a ficar para o resto da vida! Quem está na adolescência, naturalmente está passando por um processo de mudanças constantes, por isso, não é muito difícil acabar se arrependendo da tatuagem feita, já que ela pode ser algo que tenha um significado momentâneo.

No Brasil, alguns estados permitem que menores de idade façam uma tatuagem, desde que sejam autorizados pelos pais. No entanto, esse não é o caso de São Paulo, em que a Lei 9.828/97 simplesmente proíbe terminantemente a aplicação de tatuagens em pessoas com menos de 18 anos de idade, independentemente de os pais terem ou não o interesse em autorizar o procedimento.

Inclusive, os estabelecimentos localizados naquele estado que descumprirem essa Lei ficam sujeitos a sérias penalidades e podem ser obrigados a fechar suas portas definitivamente. A Secretaria de Saúde é o órgão responsável por fiscalizar e garantir que a lei seja efetivamente cumprida.

Além do arrependimento, fazer uma tatuagem traz riscos também para a saúde, como a transmissão de doenças veiculadas pelo sangue (Hepatite e HIV são apenas dois exemplos), algumas alergias graves na pele também podem aparecer, principalmente para quem tiver algum tipo de intolerância à tinta que é utilizada.

Por tudo isso, ao decidir fazer uma tatuagem, é necessário ter mais de 18 anos, estar certo do que quer tatuar e procurar uma clínica que trabalhe dentro da lei, seguindo as determinações da vigilância sanitária, com todos os equipamentos devidamente esterilizados. Todos esses cuidados evitam que algo que é para ser um ornamento na pele acabe se tornando uma dor de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*