Como motivar pessoas em uma Microempresa

Dicas MEI, microempreendedores, funcionarios motivados clima, gestao, tratamento interpessoal, orçamento apertado

Confira Dicas para os microempreendedores manterem seus funcionários motivados.

Uma empresa não é formada apenas pela diretoria, mas por todos os colaboradores que trabalham pelo seu crescimento diariamente. Em uma microempresa, essa verdade é ainda mais visível, pois são menos funcionários e acaba existindo uma relação mais direta entre a diretoria e os trabalhadores. Por isso, fazer com que essas pessoas estejam motivadas para o trabalho é de fundamental importância para a qualidade de produção.

O primeiro passo para manter os colaboradores de uma microempresa sempre motivados é deixar muito clara qual é a visão dessa empresa, sua missão, seus objetivos, o norte pelo qual caminha. Isso faz com que esses funcionários entendam a lógica do seu trabalho e consigam visualizar os resultados mais claramente, tendo ânimo para continuar.

Outra estratégia interessante é estimular o trabalho em equipe, começando de uma forma lúdica até chegar às tarefas mais sérias. Isso faz com que os colaboradores aprendam a confiar uns nos outros, desenvolvendo a motivação para agir em grupo. Isso é muito importante, afinal, como já foi dito, o trabalho de uma pessoa isolada não sustenta uma microempresa inteira.

O feedback deve ser uma ferramenta cotidiana dentro de uma microempresa que tem o objetivo de motivar seus funcionários. É necessário que as pessoas saibam onde estão acertando e quais pontos precisam melhorar, sentindo que o líder está dando atenção a esses detalhes. De preferência, deve ser individual, para não expor ninguém na frente dos colegas, gerando uma situação desconfortável.

Se você realmente quer colaboradores mais motivados, invista neles. Ofereça boas condições de trabalho e, na medida do possível, sem pressão. Permita que as pessoas se sintam livres, tenham um horário razoavelmente flexível para que cumpram suas tarefas pela própria responsabilidade e pela satisfação de exercer seu papel.

Invista na formação dos colaboradores. Muitas vezes, oferecer um curso completo acaba saindo caro, mas procure trazer para a microempresa, esporadicamente, palestrantes que tenham algo útil a dizer, ou mesmo permita que as pessoas experimentem diversas funções dentro da corporação. Assim, podem descobrir novos talentos e aptidões! Valorize os bons resultados e, quando as coisas não forem bem, saiba criticar de forma construtiva, orientando todos sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*