MEC divulga datas, taxas e novas regras para o Enem 2015

inscrições e datas do enem 2015

O Enem é, já há alguns anos, uma das principais formas para ingressar em um curso de ensino superior e até mesmo conseguir bolsas de

estudos. Com a nota da prova, é possível obter descontos parciais ou totais em universidades privadas usando o Prouni ou programas da própria faculdade, além de possibilitar a disputa por vagas em instituições públicas.

Portanto, é de grande importância se manter atento às novas regras divulgadas pelo MEC nesta quinta-feira (15), para a prova do Enem que terá inscrições abertas no dia 25 de maio e será realizada nos dias 24 e 25 de outubro.

Umas das principais mudanças foi realizada na taxa de inscrição, que praticamente dobrou passando de R$34,00 para R$63,00. Além disso, apenas estarão isentos os alunos do terceiro ano do ensino médio, ou que não possuam condições financeiras para arcar com essa despesa, enquanto nas edições anteriores todos os alunos e ex-alunos da escola pública não precisavam pagar a taxa.

O horário de fechamento do portão permanece sendo 13h, porém, nessa edição exame passará a ter início às 13:30, no sábado o horário limite para término da prova é 18h e no domingo 19h.  As inscrições também terão leves mudanças, diferente do ano passado, agora só é possível realizar uma inscrição por e-mail cadastrado e  será necessário inserir telefones válidos, além de criar uma pergunta e resposta de segurança caso seja necessária a recuperação da senha.

A última alteração foi a exclusão do cartão impresso que continha o local e informações da prova e antes era enviado para a residência dos candidatos , a partir de 2015, o cartão deverá ser consultado no site do Enem, por meio do login e senha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*