Saiba quais são as profissões do futuro

Profissões promissoras

Uma das decisões mais importantes na vida de qualquer pessoa é decidir o que cursar no ensino

superior. Quando bate a incerteza, muitos preferem escolher cursos tradicionais, na expectativa de um futuro garantido. Investir em uma carreira clássica não atesta um horizonte promissor, mas manter-se atento à inclinação do mercado e as necessidades das pessoas são importantes na busca do êxito profissional.

O mercado está ampliando as possibilidades e o ideal é tentar unir o útil ao agradável, na tentativa de conseguir dinheiro com o que lhe dá prazer. A cada dia surgem novos cursos em diferentes áreas, por conta das necessidades do mercado de trabalho. Novas especializações e graduações podem apresentar chances inesperadas, produtivas e lucrativas no futuro.

Há quinze anos não era comum consultar um web designer ou ter a necessidade de um programador dentro de uma empresa, como atualmente. Se por um lado algumas profissões ficaram cada vez mais escassas, as novas tecnologias e o avanço da internet criaram outras.

Baseando-nos no crescimento demasiado da população, urbanização desenfreada e a nova expectativa de vida dos cidadãos, podemos traçar um perfil do profissional das próximas décadas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo governo britânico, umas das áreas mais promissoras daqui a vinte anos será a da saúde. O profissional articulado, especializado, a fim de propiciar qualidade de vida, principalmente para os idosos, promete. A pesquisa também publicou que articular será a palavra da próxima década.

No Brasil, em um cenário um pouco mais distante, encontramos a ciência. Cada vez mais o país investe em pesquisas, inclusive, do início dos anos 2000 pra cá, o número de cientistas aumentou mais de cinco vezes. Em contrapartida, as livrarias podem desaparecer, visto que a venda de e-books já bateu novo recorde.

Mas, afinal, “tech” é a única opção? Não. Para quem se interessar, os amantes de humanas terão lugar garantido se optarem por arte. Assim como investir em ecorrelações e engenharia ambiental. Por mais que a implementação de sustentabilidade nas empresas tenha dado um salto, mais de 30% das organizações ainda não entraram nesse time.

É impossível antever o futuro, mas ater-se às deficiências atuais que enfrentamos, pode ser a chave da descoberta do seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*