Veja Algumas Dicas como driblar a crise

Confira Dicas essenciais para driblar a crise com os ajustes Fiscais.

Depois de alguns anos de estabilidade e crescimento econômico, a população brasileira voltou a conviver com uma situação bastante conhecida, a crise financeira. Aumento da taxa de

desemprego, inflação em alta e retração geral da economia são temas que voltaram a fazer parte do dia a dia de todos os brasileiros. Enquanto o mercado e o governo buscam alternativas, é preciso que cada cidadão encontre alternativas para manter o padrão de vida conquistado nos últimos anos e assim, consiga manter a qualidade de vida.

Se o fim do mês chega e as contas não fecham é sinal de que há um desequilíbrio entre as receitas e as despesas. É possível trabalhar em ambas as frentes para alcançar o tão desejado equilíbrio financeiro, ou seja, aumentar a renda de alguma forma e, ao mesmo tempo, tentar diminuir despesas e, assim, aliviar a pressão sobre o orçamento.

Crise é oportunidade para rever conceitos e atitudes

Se tem algo que caracteriza o brasileiro é a sua criatividade e o poder de encontrar soluções nos momentos difíceis. Portanto, avalie com seus familiares como é possível capitalizar com habilidades que a família possui. Pequenas atividades, que podem ser desenvolvidas em casa, sem grande investimento, podem complementar a renda da família. As opções são muitas, desde o fornecimento de refeições, sanduíches ou alguma receita exclusiva de bolos ou doces aos vizinhos, até a prestação de pequenos serviços domésticos, como consertos elétricos ou serviços de costura e reformas de roupas. A ideia é aproveitar algo que a família faça bem e tornar isso um pequeno negócio.

Aliado a essas iniciativas, busque listar e controlar bem os gastos. Comece pelos mais básicos, como água e energia elétrica, que sempre têm uma gordura a ser eliminada. Cuidados básicos como não deixar lâmpadas acesas ociosamente ou diminuir o tempo do banho e usar racionalmente a água já fazem uma boa diferença no final do mês. Outro hábito saudável é ter controle sobre as despesas, anotando cada item, por menor que seja o valor. Procure também evitar as dívidas, principalmente com bancos e financeiras, que cobram juros altíssimos. Tente economizar e adquirir os produtos sempre à vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*