Como evitar mofo e umidade em apartamentos com pouca incidência de luz solar

como evitar mofo

A alta umidade está sempre aliada ao mofo. O aspecto áspero das paredes dos apartamentos com bolhas e manchas na pintura é bem corriqueiro. Com a chegada do inverno, é muito

comum o aumento da incidência desse fungo em locais fechados. Além de ter um cheiro inconfundível e podendo atingir até alimentos, o mofo também afeta diretamente o sistema respiratório, aguçando doenças, como asma e bronquite.

Como combater a umidade e o mofo do apartamento

Quanto menor a incidência de luz solar no local, maior a chance de mofo no apartamento. Para evitar a propagação desse fungo, é necessário ter atenção na limpeza, principalmente em partes pouco exploradas. Outro ponto chave para evitar o mofo, é manter o apartamento sempre aberto e arejado, mesmo que a luz não chegue tão frequentemente. Geralmente, a ação do mofo é concentrada em móveis de madeira, cortinas e estofados, justamente pela baixa, ou nenhuma, ventilação.

Uma boa dica é usar desumidificadores, aparelhos que servem para tirar a umidade do ar. O ar-condicionado também pode ser usado nessa função. Alguns aparelhos têm a opção desedificadora. Abrir gavetas e portas de armários dos cômodos com constância também é muito importante para combater o mofo nesses locais.

A infiltração é outra vilã dos apartamentos com mofo. Se a origem do mofo vier do teto, pode ser que a umidade seja por problemas de impermeabilização no telhado ou por causa de algum cano quebrado. Nesses casos, será necessária a ajuda de um profissional com um trabalho específico com lixas para raspar a tinta da parede ou teto, a fim de evitar que o problema volte.

Se o caso não for tão grave, é recomendado limpar as paredes usado um pano úmido com hipoclorito de sódio. Para os móveis, lustrá-los com frequência pode resolver o problema. No banheiro é aconselhável usar limão. Devido a sua acidez, esfregar a fruta na superfície do azulejo age bem como solução, antes de limpar as paredes convencionalmente com água e produtos indicados.

Em relação aos alimentos, vale ficar atento nas datas de vencimento. Após a validade, algumas comidas criam mofo muito facilmente e jamais podem ser ingeridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*