Receita É de Casa 03/10/2015 – Escondidinho de Carne Seca

No programa É de Casa de hoje, Thiago Leifert, Zeca Camargo e companhia ajudaram a fazer uma deliciosa receita de Escondidinho de Carne Seca, o prato é

feito com mandioquinha e pode ganhar uma versão sem lactose.

Uma boa dica antes de preparar, é retirar o máximo de gordura possível d acarne seca  que depois deve ferver por cerca de 20 minutos e deve ser levada à panela de pressão para dessalgar. Veja abaixo como preparar esse prato:

escondidinho de carne seca programa é de casa

INGREDIENTES para o purê:
1,5kg de mandioquinha descascada e cozida
4 colheres (sopa) de margarina
1/2 litro de leite
sal a gosto

INGREDIENTES para o recheio:
1 kg de carne seca (com pouca gordura)
2 colheres (sopa) de azeite (sendo uma para untar o refratário)
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho amassados
2 copos de requeijão (400g)

INGREDIENTES para cobrir:
200g de parmesão ralado grosso

MODO DE PREPARO:
Purê: Amasse as mandioquinhas cozidas e frias, coloque numa panela em fogo médio, acrescente a margarina e o leite, e mexa até tomar a consistência de purê.

Recheio: Limpe a carne seca retirando a gordura (se houver). Corte em pedaços pequenos, coloque numa panela com água fervendo para dessalgar rapidamente e deixe cozinhando por 20 minutos. Descarte a água, esfregue a carne em água corrente e coloque os pedaços de carne na panela de pressão com 100 ml de água (apenas para não queimar no fundo) por 20 minutos (contados após pegar pressão). Retire a carne da panela, deixe esfriar e desfie.
Numa outra panela coloque 1 colher (sopa) de azeite, a cebola picadinha, os alhos amassados e doure. Acrescente a carne seca desfiada e refogue. Acerte o sal, se necessário e reserve.

Montagem: Pegue um refratário (de vidro ou cerâmica), unte com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe no fundo metade do purê. Em seguida, espalhe toda a carne seca refogada, formando a segunda camada. Sobre a carne seca, espalhe o requeijão, formando a terceira camada e, por fim, coloque a outra metade do purê, formando a quarta camada.

Cobertura: Sobre a última camada, espalhe o queijo parmesão ralado no ralo grosso e leve ao forno médio (180 a 200ºC) por 20 a 30 minutos até dourar. Retire do forno e sirva com salada Caesar.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*